Início Natureza Covid-19, universalização do saneamento e o futuro do Geoprocessamento

Covid-19, universalização do saneamento e o futuro do Geoprocessamento

1306
0
COMPARTILHAR

Como a Monitora criou uma solução inovadora, em plena pandemia, capaz de mudar o futuro dos sistemas de informações geográficas

A pandemia da Covid-19 colocou o mundo inteiro em transformação. Todos tiveram que se reinventar para cumprir suas responsabilidades a partir da infraestrutura de seus lares. A pandemia evidenciou, destacadamente, a necessidade urgente do saneamento e escancarou as desigualdades no seu acesso, especialmente em áreas vulneráveis como favelas, comunidades rurais, comunidades indígenas e distritos afastados dos centros urbanos. Dentre as medidas essenciais de prevenção da COVID-19 está a lavagem das mãos com água e sabão. Porém, segundo a ONU, para aproximadamente 40% da população mundial esta é uma realidade completamente distante, pois essa parcela significativa da população do nosso planeta não tem acesso nem à água nem ao sabão.

De acordo com dados do Programa Conjunto de Monitoramento da OMS e Unicef para Saneamento, 15 milhões de brasileiros moradores de áreas urbanas não têm acesso à água potável segura, livre de contaminação externa e disponível em quantidade e qualidade suficientes às necessidades de consumo. Em áreas rurais, 25 milhões de brasileiros dispõem de acesso básico à água de fontes seguras, porém distante de seus lares. Quando se trata de coleta e tratamento de esgotos, os números são igualmente alarmantes. Mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso a instalações adequadas que proporcionem hábitos de higiene à população. Desse total, 2,3 milhões de brasileiros ainda defecam a céu aberto. Isso não parece algo surreal atualmente?

É notório que os estados, as companhias de saneamento, autarquias municipais, prefeituras e agências reguladoras têm prestado um significativo auxílio à população vulnerável, adiando o vencimento das contas de água e esgoto, interrompendo ações de corte por inadimplência, dentre outras ações. Por outro lado, pouco se fala sobre o impacto dessas medidas na saúde financeira, principalmente das pequenas organizações públicas ou privadas para que garantam o fornecimento seguro de água para a população.

Saneamento é essencial para a saúde humana e a base do desenvolvimento sustentável, pois a água é indutora essencial do desenvolvimento em todas as vertentes do tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. A Monitora, empresa de tecnologia que conta com uma equipe multidisciplinar especializada na implantação de soluções customizadas para problemas complexos de engenharia, controle de perdas, monitoramento de água e esgoto, telemetria, sistemas informatizados, geoprocessamento, consultoria técnica, análise de negócios e gerenciamento de projetos no segmento de saneamento, entende que é responsabilidade de qualquer organização apoiar e promover a universalização do saneamento, de forma a garantir água segura para a população, tanto em termos quantitativos, como qualitativos. Por isso, a empresa não mede esforços para criar soluções para apoiar as empresas de saneamento e a sociedade na busca do cumprimento das metas do ODS6 da Agenda 2.030, que tem como objetivo assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e para todos. Neste contexto nasceu o Geomonitora.

Sobre o Geomonitora: o futuro do geoprocessamento

Quando se fala especificamente sobre um Sistema de Informações Geográficas: é possível imaginar ter acesso fácil, rápido e completo, de qualquer lugar do mundo, a um SIG corporativo? No enfrentamento das adversidades provocadas pela pandemia, a Monitora fortaleceu seu compromisso com a inovação e com a criação de soluções práticas para o saneamento. Por isso desenvolveu, por meio de padrões livres, uma solução SIG na nuvem, baseada em SaaS – Software como serviço: o Geomonitora.

Trata-se de uma solução de inteligência geográfica que tem como maior objetivo democratizar o uso do SIG no saneamento, atendendo desde as grandes companhias às menores organizações que não têm recursos para implementar as soluções corporativas – para isso, exigiriam grande infraestrutura interna e recursos humanos altamente qualificados.

O Geomonitora permite que as organizações concentrem esforços no seu negócio de forma que, juntos, possamos alcançar a universalização do saneamento. A inspiração da sua criação foi o clássico estudo do médico John Snow que, em 1854, a partir da espacialização dos casos de cólera em um mapa da cidade de Londres, pôde observar que na região do Soho existia um poço de água contaminada que confirmou ser a fonte causadora do surto. Esse estudo nos mostra que a objetividade pode resolver problemas complexos. Esta é a essência do Geomonitora.

Além de objetividade, o Geomonitora garante:

Acessibilidade – Seu SIG completo de onde você estiver: basta uma conexão com a internet;

Flexibilidade – Um portal WebGIS de interface amigável que opera com os principais navegadores do mercado;

Praticidade – Por meio do Portal WebGIS você tem a informação a um clique;

Integração – Pode ser integrado aos mais diversos sistemas corporativos de sua organização. Suas informações estarão reunidas em um único ambiente, virtual, para apoiar qualquer tomada de decisão;

Interoperabilidade – Permite conexão simultânea com múltiplos Sistemas Gerenciadores de Banco de dados;

Escalabilidade – O Geomonitora será continuamente atualizado de forma a acompanhar a evolução da tecnologia;

Adaptabilidade/Personalização – Podemos customizá-lo de acordo com as necessidades da sua organização;

Agilidade – O Geomonitora tem regras de negócio implementadas em seu banco de dados espacial para garantir consistência nestes dados e objetividade na gestão de sistemas de abastecimento de água, esgoto e drenagem. É uma solução de rápida implantação e de mínimo impacto na rotina dos colaboradores da organização;

Colaboração – Pequenas organizações se beneficiarão continuamente das novas funções implementadas, de acordo com demandas das grandes organizações, sem pagar nada mais por isso;

Interatividade – Possuí uma ampla gama de recursos interativos, como por exemplo:

Funções de pesquisa e outros objetos do mapa;

Extração de consumo de água, por região e período de interesse;

Gráficos históricos de consumo dos clientes;

Visualização e download de fotos e documentos associados às instalações;

Análise de Balanço Hídrico e indicadores de perdas;

Funções de análise de rede no portal do WEBGIS indicando, por exemplo, clientes afetados em caso de interrupção no sistema para manutenção;

Função de exportação de Redes e Nós para uso do Epanet e alguns dos principais softwares de modelagem hidráulica do mercado;

Além de muitos outros recursos interativos.

Sobre a Monitora

A Monitora nasceu destacadamente do sonho de seus dois sócios principais, em 2013. Uma frase muito usada por eles, do Victor Hugo, fala justamente sobre sonhos: “Não há nada como o sonho para criar o futuro”. O sonho que fez nascer a empresa foi o de construir uma empresa com espírito moderno e inovador, que pudesse oferecer serviços de alto valor agregado aos seus clientes.

Ambos já tinham uma vasta experiência na área de Saneamento e Abastecimento.

Fazer a coisa do mesmo jeito todo dia não é a cara da Monitora. Criar soluções práticas e inovadoras é o que nos move, na busca constante pela melhor qualidade do nosso trabalho com o conhecimento. Por isso buscamos sempre talentos com esse espírito de inovação.

Tudo sobre Geomonitora: www.geomonitora.appspot.com/

Site: www.monitora.info

Telefone: (11) 2337-6902