Início Educação Ambiental Meio Ambiente: compostagem ecológica com utilização do lixo orgânico é divulgada à...

Meio Ambiente: compostagem ecológica com utilização do lixo orgânico é divulgada à população

73
0
COMPARTILHAR

“Estamos orientando as pessoas sobre a correta forma de separação do lixo domiciliar, com ênfase para o lixo orgânico que poder muito bem ser utilizado como adubação de hortas” – coordenadora do PLOZ, Silvia Oliveira

O Método Lages de Compostagem, um dos principais foco do Projeto Lixo Orgânico Zero (PLOZ) desenvolvido pela Prefeitura de Lages, em parceria com o CAV-Udesc, vem sendo divulgado ao público em geral.

Neste mês de outubro e novembro, uma equipe de bolsistas, acompanhada da coordenadora do Projeto, Silvia Oliveira, é a responsável por esta campanha intensiva de divulgação e propagação deste método de compostagem. Nesta sexta-feira (8 de outubro), por exemplo, os bolsistas percorreram a feira da agricultura familiar, na Praça do Terminal Urbano de Lages, onde conversaram e orientaram as pessoas sobre a compostagem ecológica, na qual se utiliza material proveniente do lixo orgânico, como por exemplo resto de comidas e cascas de legumes e frutas.

Mudas de hortaliças e sementes provenientes do horto municipal, administrado pela Secretaria municipal da Agricultura e Pesca, foram distribuídas às pessoas. “Estamos orientando as pessoas sobre a correta forma de separação do lixo domiciliar, com ênfase para o lixo orgânico que poder muito bem ser utilizado como adubação de hortas”, disse Silvia.

O objetivo central deste trabalho é conscientizar a população em geral sobre a importância do projeto Lixo Orgânico Zero, que visa, basicamente, evitar que o lixo orgânico seja desperdiçado e venha a sobrecarregar o aterro sanitário municipal.

Durante os passeios de Maria Fumaça, pela Coxilha Rica, nos dois últimos finais de semana, a equipe de divulgação do Projeto Lixo Orgânico Zero percorreu os 12 vagões do trem de passeio, para divulgar esta ação.

 

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Aline Borba e Iran Rosa de Moraes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here