Início Natureza Projeto Lixo Orgânico Zero abre Semana da Inovação do Orion Parque Tecnológico...

Projeto Lixo Orgânico Zero abre Semana da Inovação do Orion Parque Tecnológico em Lages

153
0
COMPARTILHAR

A segunda etapa do Seminário Lixo Orgânico Zero teve como propósito reunir os protagonistas da destinação das sobras orgânicas do aterro sanitário, destacando as 25 instituições referência do ano de 2021 no desenvolvimento do Método Lages de Compostagem

Uma noite de reconhecimento para todas as 25 instituições referência e parceiras no ano de 2021 do Projeto Lixo Orgânico Zero, no desenvolvimento do Método Lages de Compostagem. Assim foi a abertura da Semana da Inovação do Orion Parque Tecnológico de Lages, na noite desta segunda-feira (25 de outubro). O Projeto Lixo Orgânico tem a realização a partir do 1º edital de Compostagem promovido pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente do Ministério de Meio Ambiente e Fundo Socio Ambiental/Caixa.

A diretora de Meio Ambiente, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Silvia Oliveira, ressaltou que a Prefeitura, em parceria com o CAV-Udesc com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental/Caixa e Fundo Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente vem desenvolvendo o Projeto Lixo Orgânico Zero (PLOZ) desde 2018. “A partir desta ação, muitas escolas e instituições têm dado atenção à destinação adequada aos resíduos produzidos em especial as sobras orgânicas da cozinha possibilitando as merendeiras, servidores, docentes e estudantes envolvimento com o ‘Método Lages de Compostagem’ e consequentemente com a reciclagem e desvio de resíduos do aterro sanitário”, explica.

Reconhecimento Nacional do Projeto

O analista ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, Cássio Araújo, participou do evento através de uma gravação em vídeo. Ele destacou a importância e organização do Projeto Lixo Orgânico Zero de Lages. “Este projeto, na época de apresentação do Edital, foi muito bem conceituado, ficou em primeiro lugar. O Lixo Orgânico Zero de Lages é abrangente para ações educativas de médio e longo prazo”, disse.

Segunda Etapa

A segunda etapa do Seminário Lixo Orgânico Zero teve como propósito reunir os protagonistas da destinação das sobras orgânicas do aterro sanitário, destacando as 25 instituições referência do ano de 2021 no desenvolvimento do Método Lages de Compostagem e faz parte também da programação da Semana Lixo Zero, evento internacional de mobilização do Instituto Lixo Brasil.“Somos reconhecidos em todo Brasil e em nível internacional com o Projeto Lixo Orgânico Zero. Uma ação exemplar onde se promove o máximo de aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos”, salientou o vice-prefeito, Juliano Polese, em seu vídeo de apresentação.

O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, representou o prefeito Antonio Ceron no evento, e destacou o comprometimento do Poder Público em ações de uma cidade mais sustentável e limpa.

Semana da Inovação

O cronograma da Semana da Inovação foi criado pensando em contribuir para o ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da Serra Catarinense impulsionando seu desenvolvimento. Entre os temas estão “O mundo muda. A palestra muda”, “Inovação, Tecnologia e Investimentos”, Comunidade como fonte de inovação” entre outros assuntos que serão trabalhados dentro de programas do Orion Parque.

A semana da inovação, idealizada pelo Orion Parque em parceria com a Prefeitura de Lages, Associação Empresarial de Lages (ACIL), ACIL Jovem, Comunidade de Startups – Pixurum, Programa Lixo Orgânico Zero, Governo de Santa Catarina, Fapesc, Turma de Árvore, Atplus, Acate e Rede de Centros de Inovação.

(Fonte:  Karol Kitabayashi – Orion Parque)

 

Texto: Ari Junior

Fotos: Toninho Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here