Início Biodiversidade Lançado Observatório Regional Amazônico, referência em biodiversidade

Lançado Observatório Regional Amazônico, referência em biodiversidade

93
0
COMPARTILHAR
O embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Alexandra Moreira, e o diretor do KFW no Brasil, Martin Schroeder, durante o lançamento do Observatório Regional Amazônico (ORA). Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
Por Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

Informações geradas pelos países que abrigam a floresta amazônica estão reunidas em uma nova plataforma on-line e num espaço físico em Brasília.

A OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – lançou, nesta quarta-feira, o Observatório Regional Amazônico, que fica na sede da entidade.

O objetivo é criar um centro de referência sobre biodiversidade, recursos naturais e sociodiversidade da Amazônia; e estimular o diálogo político e técnico entre os países.

O Observatório vai abrigar um acervo de dados, mapas, conteúdos georreferenciados, multimídia, legislações e publicações acadêmicas, somente de fontes oficiais.

O conteúdo está disponível no site oraotca.org para qualquer pessoa interessada, mas também pode ser visitado presencialmente. É possível encontrar indicadores de cada país e mapas interativos, em que se consegue sobrepor informações como desmatamento, focos de calor, áreas protegidas e outros aspectos.

A secretária-geral da OTCA, Alexandra López, mencionou a cooperação com a ANA, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, para monitoramento dos recursos hídricos. A cerimônia contou com tradução simultânea.

Representantes da ANA e do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, participaram do evento e apresentaram ferramentas e tecnologias de monitoramento de desmatamento, incêndios, nível dos rios, entre outros.

A OTCA é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Skuriname e Venezuela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here