Início Biodiversidade Serra: Prêmio Fritz Müller será entregue a três projetos da Serra catarinense...

Serra: Prêmio Fritz Müller será entregue a três projetos da Serra catarinense  

63
0
COMPARTILHAR

Três iniciativas da Serra catarinense estão entre os 13 vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller. A premiação, que ocorre no dia 3 de dezembro, em Florianópolis, é o principal reconhecimento ambiental de Santa Catarina, concedido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e com apoio da Fiesc.

 A Klabin, presente em Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto, venceu em duas categorias: Conservação de recursos naturais e da vida silvestre e Educação Ambiental.

O projeto de monitoramento da vida silvestre em áreas de alto valor para a conservação fornece informações essenciais para o processo de tomada de decisão dentro do contexto do manejo florestal sustentável. A iniciativa ainda assegura a eficácia da preservação das áreas de preservação permanente e reservas legais.

Já o Programa Caiubi de Educação Ambiental visa sensibilizar educadores com assuntos relacionados ao meio ambiente, desenvolvendo a consciência ecológica e transformando esses profissionais em agentes multiplicadores do conhecimento junto a alunos e comunidades.

Ao longo de 20 anos, o programa vem marcando presença considerável em todo o Planalto Sul catarinense.

Florestal Gateados

Outro vencedor é de Campo Belo do Sul. A Florestal Gateados foi destaque na categoria Gestão Ambiental. Além do monitoramento dos recursos naturais e da preservação da biodiversidade, a empresa mantém uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com mais de 6 mil hectares.

A Florestal Gateados busca o manejo florestal sustentável dentro da melhor qualidade técnica, sendo pioneira no Brasil na utilização de reflorestamentos de pinus para uso múltiplo, priorizando a produção de madeira de alta qualidade.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Florestal Gateados é um projeto de longo prazo, instituído por meio de ações de prevenção e melhorias contínuas que envolvem as questões ambientais. Já foram desenvolvidas diversas ações que abrangem iniciativas de destaque, como a criação do Comitê Socioambiental, o monitoramento de indicadores de redução de impactos ambientais, o monitoramento da fauna silvestre e a destinação correta dos resíduos sólidos gerados com as operações da empresa.

A Florestal é certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC), uma organização não governamental internacional que promove o manejo economicamente viável e ambientalmente adequado das florestas no mundo todo.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here