Início Biodiversidade Dois projetos ambientais de Santa Catarina receberão recursos para promover a sustentabilidade...

Dois projetos ambientais de Santa Catarina receberão recursos para promover a sustentabilidade do oceano

494
0
COMPARTILHAR
Foto: Pixabay

Iniciativa que visa à promoção do turismo na Baía da Babitonga e o desenvolvimento de ferramenta tecnológica para mapear recursos costeiros receberão apoio da Fundação Grupo Boticário no programa Camp Oceano

Dois projetos ambientais de Santa Catarina receberão apoio técnico e financeiro para fomentar o turismo sustentável e mitigar os efeitos da crise climática em cidades costeiras. As iniciativas estão entre os destaques do Camp Oceano, um programa nacional da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Um dos projetos contemplados visa ao desenvolvimento do turismo sustentável na Baía da Babitonga e o outro prevê o aperfeiçoamento de uma ferramenta para mapear a perda de recursos marinhos e costeiros, que inclusive pode ser aplicada em todo o país. O Camp Oceano oferecerá suporte financeiro total de R$ 3,7 milhões para 19 iniciativas que serão executadas em 11 estados brasileiros a partir de 2022, ao longo de 12 a 36 meses.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desse processo. Contamos com a participação de muita gente criativa, bem preparada e comprometida com a sustentabilidade do oceano. Chegamos a propostas capazes de gerar impactos positivos e duradouros para a conservação de nossas áreas costeiras e marinhas, além de estimular o desenvolvimento social e econômico da região”, comemora a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. O Camp Oceano estimulou a cocriação de propostas a partir de capacitações, mentorias e suporte técnico. Agora, as melhores recebem recursos para serem executadas.

Realizado pela Fundação Educacional da Região de Joinville, o projeto Caminhos do Mar – Turismo de Natureza para a Conservação da Baía Babitonga, tem a intenção de promover o turismo embarcado de observação da natureza local. A proposta pretende gerar as bases técnicas para o desenvolvimento das atividades e transferir os produtos gerados para uma rede de colaboradores, incluindo jovens que cursam a escola de técnico em turismo. Os produtos gerados têm grande potencial para serem transformados em políticas públicas.

Outro projeto catarinense que receberá apoio financeiro é o C-Squeeze, ferramenta tecnológica desenvolvida pela empresa Appix – Tecnologia da Informação, com sede em Balneário Camboriú. A solução, que deve ser aplicada em toda a extensão da Grande Reserva Mata Atlântica e pode ser utilizada em todo o território nacional, realiza mapeamento para ajudar a compreender, avaliar e resolver o processo de perda de recursos costeiros (Coastal Squeeze) a partir da detecção automática da diminuição de áreas de mangues, utilizando dados históricos de expansão urbana e subida do nível do mar.

Os projetos respondem a pelo menos um dos três desafios apresentados pelo Camp Oceano: fomentar o turismo responsável, conservando a biodiversidade; reduzir a poluição no oceano e incidentes ambientais; e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras. O Camp recebeu 138 propostas de solução envolvendo cerca de 900 participantes, com uma maioria de mulheres (54%). “Temos observado um crescente protagonismo feminino em projetos de conservação e não foi diferente no Camp Oceano”, frisa Malu. O projeto Caminhos do Mar, por exemplo, é liderado pela bióloga Marta Cremer, professora da Univille.

As propostas selecionadas são direcionadas para 11 estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Nordeste e algumas delas têm potencial para serem aplicadas em toda a costa brasileira. “Além de buscarmos ideias inovadoras, procuramos iniciativas replicáveis, com benefícios significativos para a conservação e que também apresentassem viabilidade econômica”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Sobre o processo

Iniciado em abril deste ano, o Camp Oceano – edição da teia de soluções, promovida pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Fundação Araucária – recebeu 138 inscrições. As 40 melhores soluções apresentadas avançaram para um evento on-line de três dias de imersão, capacitações e conexões para aprimorarem suas ideias. Na sequência, 25 soluções seguiram para uma etapa de mentoria e detalhamento para aprofundarem ainda mais suas propostas.

A relação detalhada das 19 soluções contempladas pelo Camp Oceano está disponível para consulta nos sites www.fundacaogrupoboticario.org.br e https://camp.teiadesolucoes.com.br/.

Sobre a teia de soluções

O Camp Oceano é um dos formatos de seleção da teia de soluções da Fundação Grupo Boticário. Lançada em 2020 com dois processos seletivos, a teia estimulou, em suas primeiras edições, o desenvolvimento de propostas voltadas para o turismo responsável em áreas naturais e para a Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente do bioma no Brasil. Ao longo dos processos, 43 soluções foram acompanhadas e estruturadas com mentoria e apoio técnico. No final, seis foram selecionadas para receber apoio financeiro e serem impulsionadas. Em 2021, duas novas edições da teia trouxeram desafios relacionados à sustentabilidade do oceano e à proteção e desenvolvimento econômico do Cerrado.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.