Início Reciclagem Prefeitura instala o sexto Ecoponto em Lages

Prefeitura instala o sexto Ecoponto em Lages

526
0
COMPARTILHAR

Os bairros contemplados com os seis Ecopontos são o Copacabana (1) Araucária (1), Guarujá (2), São Paulo (1) e Universitário (1)

O sexto Ecoponto, instalado na Praça da Independência, no bairro Copacabana, foi entregue oficialmente, nesta quinta-feira (5 de janeiro), em Lages. Neste novo ponto de coleta de lixo reciclável, a população poderá depositar papel e papelão, vidro, materiais metálicos, plástico, pilhas e baterias, além de todo tipo de descarte eletrônico.

Com os Ecopontos, facilita-se o descarte do lixo reciclável, por parte da população, e agiliza a coleta desses materiais pelas equipes de catadores vinculados à Cooperativa de Reciclagem. “Em breve instalaremos mais dois Ecopontos, somando-se então oito containers adaptados como ponto de depósito do lixo reciclável pelos moradores. Calcula-se que com estes oito Ecopontos haverá, em média, a coleta de 16 toneladas-mês de recicláveis, quantidade esta superior a 50% de tudo o que a Cooperativa de Recicláveis recolhia, anteriormente, no perímetro urbano de Lages, no mesmo espaço de tempo”, compara o diretor de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa), Milton Mathias (Miltinho).

Já o prefeito em exercício, Juliano Polese, destaca a importância socioambiental deste projeto desenvolvido pela Prefeitura de Lages. “Trata-se de iniciativa que impulsiona a melhoria de geração de renda para a Cooperativa de Recicláveis e de preservação do meio ambiente e da vida útil do aterro sanitário municipal”, fala Polese.

O secretário da Semasa, Jurandi Agustini, disse que o resultado já obtido com a instalação dos primeiros Ecopontos indicam que “estamos no caminho certo”, e, portanto, pelo menos outros cinco Ecopontos deverão ser instalados no perímetro urbano de Lages, ainda neste ano de 2022 “A população de Lages já aprovou os Ecopontos, prova disso são as cerca de duas toneladas de recicláveis depositados nos containers a cada semana”, diz o secretário.

Outras ações e projetos ambientais desenvolvidos pela Prefeitura de Lages, em relação à correta destinação dos resíduos sólidos, são o Lixo Orgânico Zero; Em Busca do Lixo Zero e o projeto de Hortas Comunitárias (Colheita Feliz).

Os bairros contemplados com os seis Ecopontos são o Copacabana (1) Araucária (1), Guarujá (2), São Paulo (1) e Universitário (1).

 

Texto Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho