Início Educação Ambiental Projeto da Educação Municipal de Chapecó sensibiliza as crianças à conhecer a...

Projeto da Educação Municipal de Chapecó sensibiliza as crianças à conhecer a vida animal

1779
0
COMPARTILHAR

ceim 3 (Custom)Chapecó – Trazer para a rotina das crianças novas práticas pedagógicas. Foi pensando nisso e observando os alunos, que a professora Luciana Muller, do Centro de Educação Infantil Municipal Leãozinho, no Palmital, resolveu inovar as atividades em sala. Percebendo a curiosidade dos pequenos com os animais que encontravam no espaço escolar, ela criou o projeto “Conhecendo os bichinhos do pátio”. O resultado foi o aumento do interesse das crianças pela escola e da sensibilidade com a vida animal.

As atividades apresentam aos alunos três insetos que podem ser encontrados no espaço: minhocas, formigas e borboletas. “Eu também tive que estudar para trazer conhecimento a eles”, conta a professora, sobre a intensa pesquisa teórica sobre os animais. O conteúdo traz curiosidades sobre a alimentação, higiene, habitat, ciclo de vida, estrutura corporal e ainda um reconhecimento da importância para o ecossistema.

Segundo a professora “o desafio estava em como desenvolver práticas que trouxessem todas essas informações aos pequenos”. Para que todo o conhecimento chegasse de maneira divertida aos alunos, captando a sua atenção e interesse, Luciana organizou passeios pelo pátio e observação do meio ambiente e dos animais; construiu um terrário junto com as crianças para que pudessem observar os movimentos das minhocas e juntou tudo isso a histórias infantis, poesias e musicalização.

De acordo com o projeto teórico, a prática final pretende que os alunos compreendam que os animais possuem necessidades, assim como os humanos. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Astrit Tozzo, “o projeto envolve diferentes linguagens da infância e trabalha o desenvolvimento integral das crianças, o que é o principal foco da educação infantil municipal. Mostrar para as crianças como é importante proteger, cuidar e preservar, trará resultados futuros, formando cidadãos conscientes com o meio a qual pertencem”, disse.

Texto: Camila Almeida | Fotos: Cíntia Bacher/ Divulgação/ PMC

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433.
Fernando Mattos – 9911-0100