Início Educação Ambiental Jogo online conscientiza jovens sobre proteção do boto

Jogo online conscientiza jovens sobre proteção do boto

1539
0
COMPARTILHAR

jogo
São Paulo – Um novo jogo gratuito online lançado por World Animal Protection pretende conscientizar crianças e adolescentes sobre os problemas da caça cruel e ilegal do boto cor-de-rosa. “Apú e o espírito do rio” conta a história de um boto da Amazônia que ajuda a salvar seus amigos, enquanto foge de pescadores mal-intencionados que pretendem usá-lo como isca para pescar piracatinga.

Pensado como material educativo em projetos da World Animal Protection em escolas de comunidades Amazônicas, a história de Apú será usada para discutir com as crianças soluções para proteger as populações de botos, que atualmente se reduzem a uma taxa de 10% ao ano no Brasil.

“Trabalhamos no município de Uarini, no Estado do Amazonas, em um projeto de educação com professores e crianças para criar consciência entre a comunidade”, declarou Carlos Chacón, gerente de programas de educação de World Animal Protection. “Acreditamos que elas [as comunidades] podem se tornar agentes da mudança e de proteção do boto. Para isso, o jogo é uma ferramenta de grande potencial.”

Desde agosto de 2014, World Animal Protection solicita ao governo colombiano, maior consumidor da piracatinga brasileira, que detenha a entrada desse peixe em seu território. Uma petição pública online com esse pedido já foi assinada por mais de 188 mil pessoas de todo o mundo.

“Queremos oferecer materiais educativos que promovam medidas para proteger o boto cor-de-rosa, assim como ajudar a implementar alternativas econômicas humanitárias e sustentáveis para as comunidades pesqueiras, acabando com esta prática cruel e ilegal de usar botos para isca”, declarou Roberto Vieto, coordenador de Vida Silvestre de World Animal Protection.

Com este jogo, incentivamos os jogadores a compartilhar nossa campanha pelas redes sociais e a se juntar ao movimento #guardioesdoboto, contribuindo para proteger o maior golfinho de água doce do mundo e, ao mesmo tempo, promovendo alternativas de renda aos pescadores e suas comunidades.

Como jogar

Acesse www.apueoespiritodorio.org para jogar pelo computador ou faça o download do aplicativo pela Google Play (só para Android).
Ao final do jogo, inscreva-se para aprender mais sobre as iniciativas de proteção ao boto.
Compartilhe pelas redes sociais com seus amigos e familiares.

Sobre a World Animal Protection

A World Animal Protection é uma organização não governamental global, com sede em Londres, que há 50 anos trabalha pela proteção e bem-estar dos animais. Com 14 escritórios em todo o mundo, incluindo no Brasil, atua em mais de 50 países em quatro frentes principais de trabalho: bem-estar de animais de produção, animais em situação de emergência, animais em comunidades e animais silvestres. É a única ONG dedicada ao bem-estar animal com status consultivo pelas Nações Unidas, parceria com a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e representação junto às instituições europeias.

Para mais informações, acesse: www.worldanimalprotection.org.br
Contatos:
Jornalista: Leonardo Medeiros (Mtb: 59.511)
Email: [email protected]
Tel: +55 (11) 2344-3775