Início Educação Ambiental Prefeitura cria cartilha educativa para incentivar preservação ambiental

Prefeitura cria cartilha educativa para incentivar preservação ambiental

1408
0
COMPARTILHAR

cartilha
Chapecó – Uma nova ferramenta didática que visa conscientizar sobre a importância da preservação ambiental está à disposição dos professores da rede municipal de ensino em Chapecó. A Prefeitura desenvolveu uma cartilha com foco ambiental, que agora será utilizada como material pedagógico em sala de aula.

Recentemente foi realizada a entrega oficial de cinco mil unidades. Crianças do terceiro ano da Escola Básica Municipal Dilso Cecchin, do Bairro Santo Antônio, participaram do evento. A cartilha recebeu o nome “Nosso Ambiente, Nossa Vida!”. Foi elaborada por técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Educação.

O conteúdo orienta sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, com foco na proteção de rios, nascentes e áreas de preservação permanente. “Em uma combinação de imagens e textos, a cartilha traz personagens que demonstram a hidrografia do município, ilustrando os principais rios que cortam a cidade; além de informações acerca da mata ciliar”, explica o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani.

O material apresenta ainda fotos e ilustrações sobre parques e áreas verdes de Chapecó, além de atividades interativas sobre o tema para serem realizadas pelas crianças. Dentre elas, caça-palavras, passatempo e jogo de memória.

O Vice-Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou como positiva a iniciativa e afirmou que esta ação representa o início do processo de conhecimento público através das escolas. “Com o auxílio dos alunos, vamos repassar as informações aos pais e vizinhos, o que ampliará os resultados em meio a sociedade”, enfatiza.

A partir de agora, as cartilhas serão distribuídas para as Escolas Municipais. A proposta, segundo a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, é que o material possa ser incorporado e utilizado durante as aulas da disciplina de “Sustentabilidade”, que já integra a grade curricular.

Os recursos utilizados na produção do material são oriundos do Fundo Municipal para Reconstituição de Bens Lesados.
Texto: Elizandra Buss | Fotos: Luciano Da Luz/Prefeitura de Chapecó
Mais informações
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433