Início Artigo 40 anos da Fatma

40 anos da Fatma

219
0
COMPARTILHAR

fatma2

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) comemora seus 40 anos de atuação. Idealizada pelo padre e botânico Raulino Reitz, atualmente conta com catorze coordenadorias e um Posto Avançado de Controle Ambiental. Exerce significativo papel no desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, não só desempenhando as atribuições de fiscalização e licenciamento ambiental, mas através de uma postura pró-ativa na proposição de programas que consolidam a qualidade de vida do nosso Estado.

Com 500 servidores, o órgão acompanhou as mudanças tecnológicas nos instrumentos para o desempenho de sua atuação e continuamente capacita o corpo técnico, na busca incessante pela preservação dos recursos naturais, gestão de unidades de conservação, controle de acidentes com cargas perigosas, pesquisa de balneabilidade, geoprocessamento, dentre outros estudos técnicos.

Vê-se com satisfação uma postura aberta à sociedade para acompanhar seu desenvolvimento, suas aspirações de melhoria de qualidade de vida, sem descuidar do ambiente em que ela está inserida. Nesse contexto, a sinergia com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável é motivadora, pois o planejamento das políticas e ações se torna tangível por meio da sua execução, incumbência que a Fatma e seus servidores cumprem com excelência, a ponto de o órgão ambiental catarinense ser referência para os demais da federação.

Para acompanhar a ampliação das atividades econômicas licenciáveis em Santa Catarina, tornando esse processo mais ágil e seguro aos empreendedores, a fundação se propôs e se engajou em um projeto de reestruturação, com intuito de manter no quadro, com perspectivas de carreira, o qualificado corpo técnico. Assim, a ideia é transformar em um instituto integrante da administração direta do Estado, com novos investimentos em tecnologia de informação e reconhecimento dos servidores.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável apoia e parabeniza a gestão da Fatma, desejando nessa data uma caminhada ainda mais gratificante em prol de um futuro menos inquietante em relação à natureza e que a harmonia entre sua conservação e desenvolvimento socioeconômico deixe de ser utopia e se torne um bem comum.
Assessoria de Comunicação
SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here