Início Eco SC Projeto de Resíduos Sólidos da Amures é modelo a outras regiões

Projeto de Resíduos Sólidos da Amures é modelo a outras regiões

1429
0
COMPARTILHAR

seleniunRepresentantes de seis municípios entre prefeito, vice e técnicos estiveram em Lages nesta quarta-feira para conhecer o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Amures, que está sendo concebido com vistas a equacionar por definitivo os problemas relacionados ao lixo. O grupo foi recepcionado pelo diretor-executivo do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), Selênio Sartori.
A comitiva maior formado por cinco pessoas da Associação de Municípios do Entre Rios (Amerios), no Oeste Catarinense buscou saber como poderão fazer a gestão do Plano de Resíduos elaborado por eles. “Temos de implementar um plano de resíduos e precisamos de informações que nos subsidiem. Por isso formamos uma comissão designada pelos prefeitos para vir à Amures”, declarou o vice-prefeito de Caibi, Elói José Libano.
O grupo ainda tinha técnicos dos municípios de Saudade, Palmitos, Cunha Porã e Tigrinhos. Eles estudam inclusive implantar um Consórcio a exemplo do Cisama, para agilizar a solução dos problemas de resíduos sólidos. E solicitaram um acompanhamento do Cisama nos passos que darão para implantar o projeto de destinação de resíduos sólidos com abrangência regional.
Selênio Sartori explicou que a proposta do Plano de Resíduos Sólidos da Amures é de gestão integrada, propondo reduzir, reutilizar e reciclar. Falou também da importância de conscientizar a população na separação do lixo e dos desafios que estão enfrentando os prefeitos na busca de recursos.
“O presidente do Cisama prefeito de Campo Belo do Sul Edilson de Souza, assim como o presidente da Amures prefeito de Correia Pinto Vânio Forster respaldam todos os passos para construção do Plano de Resíduos Sólidos. Isso é importante para darmos sequência no trabalho”, afirmou.
O prefeito de Rio dos Cedros Fernando Tomaselli e um assessor também acompanharam a apresentação no auditório da Amures. Assim como a comitiva da Amerios, eles também buscam conhecer o modelo do Cisama para solucionar os problemas de resíduos sólidos.