Início Sem categoria A meteorologia nos “pilares” das construções

A meteorologia nos “pilares” das construções

1193
0
COMPARTILHAR

squitter
Como as condições meteorológicas podem influenciar na engenharia civil e na arquitetura

O grande número de construções nas cidades traz à tona a questão do conforto térmico no âmbito arquitetônico, sendo este entendido como tudo o que proporciona bem-estar e produtividade, à saúde física e á mental.

O papel da meteorologia nas construções se faz claro quando levamos em conta esse quesito. Para entendermos como as construções nos influenciam, torna-se necessário conhecer os fatores externos, que afetam a região em que essas edificações estão estabelecidas, que são condições naturais como ventos, temperatura, pressão, precipitação, entre outras.

Por exemplo, a ventilação dos locais habitados é necessária para a manutenção das condições de higiene, para proporcionar conforto térmico nos meses de verão e para resfriar os espaços internos do edifício, por meio das trocas térmicas entre o ar e as paredes. Assim, a circulação de ar é influenciada por fatores externos, tais como a posição dos edifícios e espaços abertos vizinhos; a localização e orientação da edificação; características do vento na região; diferença de temperatura interna e externa, tamanho e tipo das aberturas por onde o vento entra e sai da edificação.

Nas construções que não possuem ar-condicionado o conforto térmico pode se dar pelo aproveitamento das brisas. Nos prédios com sistema de ventilação cruzada, o ar frio entrará pelas aberturas baixas, empurrando o ar quente para as saídas na parte mais alta. A abertura de entrada das janelas e portas deve ser o mais frontal possível ao vento para um maior aproveitamento deste.

Outro exemplo é a radiação solar, variável meteorológica que mais influencia o ganho térmico nas edificações. No verão, a insolação é uma importante causa de desconforto térmico em prédios. Para a situação de inverno, pode-se buscar o aproveitamento máximo da insolação também com o uso de materiais de grande capacidade de reter o calor por mais tempo, para então suavizar as variações de temperatura exterior.

Portanto, é fundamental uma análise prévia dos fatores meteorológicos de uma região, incluindo, assim, a meteorologia dentro do planejamento de pequenas a grandes obras. Utilizando o que a natureza nos oferece, seja a ventilação como o aquecimento natural, entre outros, é possível economizar com gastos de equipamentos específicos e com material extra, e obter os melhores resultados.

Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental

A Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental é uma empresa 100% brasileira que atua no âmbito nacional no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de monitoramento automático, principalmente nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Agrometeorologia. Conheça mais sobre a Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental acessando o site http://www.squitter.com.br.