Início Sem categoria Mondelēz Brasil divulga os destaques alcançados até 2014 na redução de seus...

Mondelēz Brasil divulga os destaques alcançados até 2014 na redução de seus impactos ao meio ambiente

1515
0
COMPARTILHAR

mondelez1-800x500_c
Além dos resultados positivos na redução do consumo de água, energia e material de embalagem, o envio de resíduos para aterros foi zerado.

Para assegurar o futuro do planeta, a sustentabilidade deve fazer parte de cada decisão tomada no presente. Atuar de forma sustentável, preocupando-se com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente é uma prioridade da Mondelēz Brasil, sendo um dos seus pilares estratégicos. Desde 2013, a companhia segue a estratégia “Chamado para o bem-estar”, compromisso global para a melhoria do bem-estar do planeta e de seus habitantes, e que tem como um de seus pilares, a sustentabilidade.

Todas as fábricas da Mondelēz, no Brasil e no mundo, trabalham ativamente para reduzirem o impacto de suas operações. Umas das metas que todos os produtos de categoria, regiões e países têm, anualmente, é a de redução de material de embalagens.

Ao longo dos anos, os países da América Latina onde a Mondelēz está presente tem entregado consistentemente uma redução de materiais. Como resultado das iniciativas, no ano de 2014 foram entregues 3.7 milhões de libras (1,700 tons) de redução de materiais de embalagem. Para se ter uma ideia da dimensão dessas reduções, a quantidade de toneladas é equivalente ao peso de 309 elefantes com peso médio de 5,5 tons, por exemplo. Deste total, o Brasil entregou 2 milhões de libras (907 tons), representando 54%. Excepcionalmente em 2015, o país já entregou 3.7 milhões de libras somente no primeiro semestre do ano. Todas as categorias contribuem com esse resultado, com um destaque maior para a categoria de bebidas.

No quesito transporte e distribuição, a preocupação está na redução da quantidade de combustível e carbono emitidos. O projeto, ainda em fase inicial, realiza o corte de longas distâncias da frota através de parcerias com operadores logísticos, indústrias, agências governamentais e do uso de novas tecnologias.

A empresa conta ainda com projetos para a redução do consumo de água, energia e a da geração de resíduos. Nos últimos anos, as quatro plantas do Brasil geraram ótimos resultados. Confira os destaques do que foi alcançado desde 2010 até o final de 2014 em cada uma das fábricas.

Gestão de resíduos

O Brasil é a quarta maior operação da Mondelēz International no mundo e a maior entre os países emergentes. Desde o final do ano passado, as quatro fábricas do país – Piracicaba (SP), Bauru (SP), Curitiba (PR) e Vitória de Santo Antão (PE) – não enviam mais resíduos para aterros. 100% dos resíduos gerados são reciclados ou reutilizados, garantindo soluções ambientalmente sustentáveis para, aproximadamente, 30.000 toneladas de resíduos por ano, sendo o primeiro país da Mondelēz da América Latina a alcançar tal resultado. Na fábrica de Bauru, por exemplo, as sobras de papel laminado das embalagens da goma de mascar Trident viram insumos na fabricação de luvas siderúrgicas, já os resíduos de talco alimentício do produto são aproveitados na fabricação de blocos de cimento.

A planta de Vitória de Santo Antão (em Pernambuco) zerou, apenas cinco meses após sua inauguração, o envio de resíduos para aterro. A gordura e os óleos vegetais utilizados na produção, por exemplo, são destinados a uma indústria química que os utiliza para a fabricação de produtos de limpeza. Uma parte do resultado obtido com esses resíduos é revertida em doações para o Hospital de Câncer de Recife. Em funcionamento desde maio de 2011, a fábrica atendeu todas as metas para o recebimento da certificação LEED® Silver (Leadership in Energy Environmental Design), e foi a primeira da Mondelēz International no mundo a obter o selo verde, o que reforça o princípio de sustentabilidade das novas construções da empresa.

A geração total de resíduos nas fábricas também foi reduzida: 6,4% a menos de resíduos gerados na produção até o final de 2014, um equivalente a 562 toneladas a menos por ano. Só na fábrica de Piracicaba, por exemplo, houve uma redução de 66,7% de resíduos gerados por tonelada de produto produzido, desde 2010. “Possuímos um programa de gerenciamento de resíduos que monitora e controla a geração, a separação, o armazenamento, o transporte e a destinação dos resíduos perigosos e não perigosos”, explica Alcides Gordilho, Diretor de Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade para a América Latina.

Água e Energia

O uso racional e eficiente da água é um compromisso presente na rotina das fábricas da Mondelēz Brasil, que investem continuamente em iniciativas para reduzir o consumo e desperdício de água em suas instalações. A fábrica de Curitiba fechou o ano de 2014 com 18,0% de redução no consumo de água (por tonelada de produto produzido).

Desde 2010, a planta de Piracicaba já reduziu 12,3% e a equipe continua trabalhando para obter mais resultados positivos, investindo em tecnologias que permitam economizar água. Alguns exemplos foram a instalação de torneiras flexíveis de longo alcance na cozinha industrial, torneiras acionadas por sensor e com tempo determinado para o fluxo de água e de válvulas sanitárias com dois botões.

Todo o volume de efluentes gerados nos processos produtivos de todas as fábricas recebem tratamento, o que possibilita que voltem às condições de potabilidade, permitindo sua utilização em banheiros e torres de resfriamento, por exemplo. “O sistema funciona como se fosse um circuito fechado: a Estação de Tratamento (ETE) recebe todos os efluentes industriais da fábrica, que passam por um processo de tratamento e processamento, retornando como água não potável, sendo utilizada nas descargas dos vasos sanitários”, explica Alcides. Iniciada em Bauru no ano de 2013, a iniciativa já gerou uma economia de 10% no consumo total da unidade. Já na fábrica de Curitiba, em apenas quatro meses de instalação o processo economizou cerca de 8.000 m³, correspondendo, financeiramente, a cerca de R$40.000.

A fábrica de Vitória do Santo Antão adotou os princípios de sustentabilidade desde o início de sua construção, e colocou em prática diversas iniciativas voltadas à gestão eficaz da água. Mais de 95% da água utilizada nos processos industriais, após passar pelo tratamento, é destinado a reuso em processos que não necessitam de água potável como, por exemplo, a irrigação de áreas verdes, limpeza externa e uso em vasos sanitários. Em dois anos (2012 a 2014), os procedimentos já geraram uma economia de 7,5% no consumo de água por tonelada de produto produzido. Além disso, a planta possui um moderno sistema de coleta pluvial – o telhado é composto por uma rede de calhas distribuidoras que recebem a água da chuva, conduzindo-a até as lagoas naturais do entorno da fábrica.

Em relação à redução do consumo de energia, a Mondelēz Brasil também tem trabalhado em diversos projetos para melhorar a eficiência de suas fábricas. Entre as iniciativas implementadas nas quatro fábricas, estão: melhoria nos compressores de ar; recuperação do calor das chaminés de geradores; utilização de sistema solar para o aquecimento de água; reparos em tubulações para eliminar perdas; troca de equipamentos por outros mais eficientes.

Nos últimos quatro anos, as fábricas de Piracicaba e Curitiba, por exemplo, reduziram o consumo de energia (por tonelada de produto produzido) em 28,2% e 18%, respectivamente.

Sobre a Mondelēz Brasil

Mondelēz International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui seis fábricas nos Estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Oreo, Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelēz International tem uma receita anual de aproximadamente US$ 34 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br

Contatos Mondelēz Brasil – Concept PR