Início Reciclagem Comitê Gestor do Projeto “Reciclar É Viver” visita Associações de Catadores

Comitê Gestor do Projeto “Reciclar É Viver” visita Associações de Catadores

1241
0
COMPARTILHAR

recicla

Chapecó – O Comitê Gestor que preside o Projeto “Reciclar É Viver” realizou a primeira atividade prática nesta semana. A ação consistiu na visita às estruturas físicas das Associações de Catadores. A proposta foi conhecer as diferentes realidades e, a partir daí, elaborar um cronograma de trabalho para atender as necessidades e demandas de cada núcleo de recicladores.

A visita passou por diferentes regiões da cidade, onde estão instaladas as associações, como Efapi (Vila Esperança), São Pedro, Vila Betinho, Linha Vitório Rosa e mediações da Avenida Leopoldo Sander. Os integrantes da Comissão puderam compreender como se estabelecem as relações de trabalho, além de conhecer a forma de gestão empresarial dos catadores, o processo da reciclagem e a importância da separação correta dos resíduos.

A Presidente do Comitê destaca a relevância desta iniciativa. “A visão mais profunda do sistema das associações possibilita o entendimento da realidade das famílias e nos dá uma dimensão mais concreta para planejarmos as ações. Foi uma visita produtiva, que agregou conhecimentos e novas experiências a todos”, explica Neyla Caramori.
Demais atividades

Outras ações já foram planejadas. No próximo dia 21 de outubro, quarta-feira, haverá um encontro entre professores e alunos de universidades e presidentes das associações de catadores. As instituições de ensino vão estar à disposição para prestar esclarecimentos jurídicos de forma gratuita, sanando dúvidas sobre o estatuto, regimento interno, leis e direitos dos recicladores.

Os trabalhos com as crianças e adolescentes deverá iniciar no dia 31 de outubro. Está programada uma tarde diferenciada com palestra e apresentações artísticas, envolvendo as áreas de saúde, cultura e segurança. O encontro será no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a partir das 14h30.

Para o mês de novembro, o Comitê Gestor já organizou o Dia da “Arte Solidária”. No sábado, dia 14, voluntários se reunirão na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura para um mutirão. A ideia é pintar os pneus que, posteriormente, serão utilizados na confecção dos jardins no entorno dos barracões dos recicladores.

Outras iniciativas seguem em andamento. Dentre elas, a busca de parcerias que possibilitem a aquisição de equipamentos como prensas e esteiras para melhorar as condições de trabalho; a construção de banheiros e refeitórios; o cercamento dos espaços; colocação de lixeiras e a pintura e reforma geral dos barracões, que inclui a troca de janelas, vidros e melhorias no telhado. “Já apresentamos o projeto e pedimos apoio ao Ministério Público. Agora, estamos em busca de novas parcerias que possam agregar de forma voluntária”, ressalta Neyla Caramori.
Reciclar É Viver

O Projeto foi desenvolvido pelo Poder Público e diversas entidades da sociedade civil. Tem a proposta de trabalhar ações sociais, educativas, de saúde, infraestrutura e gestão financeira com as Associações de Recicladores organizadas no município. A Campanha recebeu o slogan “Espaço humanizado, trabalho realizado”. De início, vai atender sete núcleos de catadores, beneficiando 105 famílias de forma direta. O objetivo é revitalizar os espaços onde os profissionais atuam, melhorando as condições de trabalho e a qualidade de vida.
Texto: Elizandra Buss | Fotos: Luciano Da Luz/Prefeitura de Chapecó