Início Energia ENEL, primeira empresa de energia elétrica europeia a ingressar na organização “GREEN...

ENEL, primeira empresa de energia elétrica europeia a ingressar na organização “GREEN BUTTON ALLIANCE”

990
0
COMPARTILHAR

enel2
· Livio Gallo, Responsável global de Infraestrutura e Redes do Grupo Enel, foi nomeado para o conselho da organização global “GREEN BUTTON ALLIANCE”, com sede nos EUA

· Uma vez implementado e testado, o padrão “Green Button” irá fornecer uma vantagem competitiva à Enel para melhorar a gama de serviços de valor agregado que a empresa pode oferecer aos clientes

O Grupo Enel tornou-se a primeira empresa de energia elétrica europeia a aderir à organização “Green Button Alliance”, uma associação de empresas sem fins lucrativos criada para responder ao pedido da Casa Branca dos EUA de implementar ações para permitir fácil acesso aos dados de consumo de energia aos clientes, disponibilizando um formato amigável para a relação entre consumidores e computadores. Como consequência da entrada da Enel na “Green Button Alliance”, o diretor global de Infraestruturas e redes do Grupo Enel, Livio Gallo, foi nomeado para o Conselho de Administração da organização.

Ao aderir à associação, a Enel vai testar os padrões “Green Button” em seus clientes italianos, particularmente para os clientes envolvidos nos projetos L’Aquila smart city, Puglia Active Network e H2020 Flexiciency, equipados com tecnologia Enel Smart Info¹. Estes clientes poderão descarregar os seus dados de consumo de energia em tempo real em um formato padrão e processar com o software Green Button e aplicativos de sua escolha.

Os clientes envolvidos em testes do “Green Button” poderão descarregar as informações do seu consumo de energia simplesmente clicando no ícone “Green Button Download my Data”, disponível on-line através de uma aplicação web “Enel Energy Management System”. No Green Button Conect My Data, será possível permitir a diferentes empresas reunir informações de seu consumo de energia diretamente, sem compartilhar suas credenciais de usuário. Deste modo, a coleta e a análise de informações serão aperfeiçoadas e simplificadas, sem interferir na privacidade do consumidor. Como resultado, tanto a Enel como outras empresas, incluindo aquelas que trabalham na área de soluções inteligentes para residências, poderão usar estas informações para desenvolver aplicações cada vez mais avançadas para os clientes em áreas como eficiência energética e automação residencial.

Uma vez implementados pela Enel e testados por companhias parceiras do “Green Button Alliance”, os padrões “Green Button”² darão ao Grupo Enel vantagem competitiva através da melhoria da gama de serviços de valor agregado que poderão oferecer a seus clientes.

O projeto cidade inteligente L’Aquila é fruto da colaboração entre a Enel Distribuzione e autoridades locais. O projeto começou em dezembro de 2013 com o objetivo de oferecer novos serviços para a população e o governo locais por meio da melhora da gestão de rede, automação e integração das energias renováveis na rede, criando uma rede de 80 pontos de recarga para veículos eléctricos e a distribuição de 43.000 dispositivos “smart infos”.

O Puglia Active Network é um projecto lançado pela Enel Distribuzione no âmbito da segunda rodada do programa NER 300 da União Europeia para apresentação de projetos inovadores para reduzir as emissões de carbono. A Enel Distribuzione está lançando uma série de obras em redes de distribuição em zonas escassamente povoadas da região de Apulia, a fim de melhorar a integração de energias renováveis, cujo uso se encontra generalizado nessas áreas. A Enel também está instalando uma rede de 258 pontos de recarga de veículos eléctricos ao longo da região de Apulia, ao mesmo tempo em que está distribuindo cerca de 30 mil dispositivos “smart info”.

O projeto H2020 Flexiciency foi lançado em fevereiro deste ano no âmbito do programa de investigação Horizonte 2020 da Comissão Europeia. O projeto tem como objetivo combinar a eficiência com a flexibilidade dos mercados de energia europeus, analisando o potencial de medidores inteligentes. H2020 Flexiciency tem como objetivo o desenvolvimento de cinco projetos de demonstração – um deles é da Enel e utilizará o sistema de Gestão de Energia Ativo desenvolvido a partir do smart grid usado na Expo Milão 2015. O projeto visa demonstrar como o acesso aos dados de consumo disponíveis através de medidores inteligentes possibilita o surgimento de serviços inovadores para os clientes, como o monitoramento avançado de consumo de energia. O projeto envolverá 5 mil clientes da Enel.

¹Enel Smart Info é interface de medidor inteligente da empresa que fornece, em tempo real, os dados de consumo de energia por meio de um display exclusivo, PCs ou dispositivos móveis.

²North American Energy Standards Board (NAESB) REQ 21.

Pedro Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here