Início Natureza Comissão aprova projeto que alerta sobre risco de agrotóxicos

Comissão aprova projeto que alerta sobre risco de agrotóxicos

1145
0
COMPARTILHAR

inca-agrotoxicos-620x350
A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, aprovou na semana que passou, o projeto de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), PL 49/2015, que torna obrigatório nos rótulos de produtos com agrotóxicos o uso de imagens realistas reforçando o quanto eles são prejudiciais à saúde.

Intoxicações por agrotóxicos representam um grave problema de saúde pública, no Brasil e em outros países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 20 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa intoxicação. A maior parte, 14 mil, em países do terceiro mundo. No Brasil estima-se que são cinco mil os óbitos.

carmen agrotóxicosDe acordo com a deputada federal, “intenção é alertar quem adquire a fim de terem cuidado redobrado no manuseio de pesticidas, compostos que causam 220 mil mortes todos os anos em vários países, conforme pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, argumenta.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos, desde 2008. Dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que entre 2007 e 2011 os casos de intoxicações por pesticidas no país cresceram 126%. No mesmo período, acidentes de trabalho não fatais em razão das mesmas substâncias aumentaram 67,4%.

Atividades Agropecuárias

Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2006, calculam que há 16 milhões de trabalhadores envolvidos com atividades agropecuárias no país. Um segmento populoso exposto ao contato e eventuais intoxicações pelos agrotóxicos.

“Não são apenas os agricultores os ameaçados, pessoas que moram no campo e na cidade também estão sujeitas a esse contato com os pesticidas”, destaca Carmen Zanotto. A parlamentar defende, por esse motivo, o investimento em educação para evitar acidentes, contaminações e mortes.