Início Eco SC Serra Catarinense se mobiliza para agilizar inscrições no CAR

Serra Catarinense se mobiliza para agilizar inscrições no CAR

279
0
COMPARTILHAR

car serra

Lages – O primeiro Fórum Regional do Cadastro Ambiental Rural – CAR realizado na tarde desta quinta-feira (03), no auditório da Amures superou todas as expectativas de participação de entidades regionais. Ao menos 60 pessoas entre técnicos das prefeituras, sindicatos, associações rurais, Epagri, Polícia Ambiental e Udesc compareceram ao evento que objetiva inscrever os imóveis rurais numa base de dados que integra todas as informações ambientais das propriedades.
O presidente da Amures prefeito de Correia Pinto Vânio Forster disse que o cadastramento das propriedades rurais na região não atingiu os índices esperados até agora, mas já esteve bem pior. “Não fosse as capacitações e treinamentos realizados estaríamos hoje, praticamente na escaca zero. Sabemos que muito temos que avançar, por isso este fórum regional para avaliar e retomar os cadastramentos com mais força”, declarou.
Participou também da abertura, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages João Alberto Duarte, que avisou: não vai ter mais prorrogação a inscrição no CAR. “Estamos correndo contra o tempo e temos que nos empenharmos todos os órgãos, porque dia 6 de maio encerra o prazo que já foi prorrogado este ano”, reiterou.
O presidente eleito da Amures prefeito de Rio Rufino Adarmar de Bona Sartor também reforçou a necessidade de engajamento máximo das entidades e participou da mesa redonda junto com o diretor de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca do Estado Ilário Gottselig, que representou o secretário de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa e o coordenador do CAR no Estado, José Emídio Trilha Ribeiro Júnior.
Segundo dados apresentados pelo engenheiro florestal da Amures André Bortolotto Buck e pelo coordenador de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages Denilson Padilha, a região da Amures ainda está bem defasada com as inscrições do CAR. O município mais avançado é Otacílio Costa com 59,83% das propriedades inscritas. Neste caso, um dos motivos é que a Klabin agilizou o cadastramento de suas propriedades.
Mas há casos como Cerro Negro com apenas 10,44% e Bom Jardim da Serra com 14,1% de inscrições confirmadas. Na região da Amures, são 28.191 imóveis rurais que tem até início de maio para regularizar a situação perante o CAR. Caso contrário, o dono do imóvel sofrerá restrições por parte de órgãos públicos como não poder contratar operações de crédito e perder os benefícios do Pronaf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here