Início Eco SC Nova cooperativa de reciclagem realizará coleta seletiva

Nova cooperativa de reciclagem realizará coleta seletiva

1215
0
COMPARTILHAR

cooperativaLages – Foi criada a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages – Cooperlages, que terá convênio com a prefeitura para realizar o trabalho a partir do ano que vem

O município deu um passo muito importante rumo ao aperfeiçoamento da coleta seletiva e cuidados com o meio ambiente. Na quinta-feira (10) foi criada a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages). Através de um convênio com a prefeitura, a entidade realizará a coleta seletiva, a partir do ano que vem.

A iniciativa foi essencial para a formalização da cooperativa formada por catadores que atuavam na cidade de forma autônoma e abre espaço para a captação de recursos e convênios com empresas. A Lei 12.305/10 prevê e incentiva que municípios passem a coleta seletiva para cooperativas ou associações de catadores. E uma proposta da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, realizada em Brasília, em 2013, é que os delegados incentivassem em suas cidades convênio entre cooperativa e prefeitura.

Assim, depois de várias reuniões e planejamento, a prefeitura vai firmar convênio com a nova Cooperativa de Reciclagem que trabalha dentro dos princípios da economia solidária. “Aproveitamos para parabenizar o grupo de catadores informais que se organizaram para formar a instituição”, diz a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

Ela salienta o apoio nas capacitações e no desenvolvimento de formalização da cooperativa que foram conduzidos pela Incubadora Social da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).