Início Eco SC Prefeitura de Chapecó realiza recuperação de áreas degradadas

Prefeitura de Chapecó realiza recuperação de áreas degradadas

1054
0
COMPARTILHAR

degradadas

Chapecó – SC – Ações de conscientização e preservação do meio ambiente estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Chapecó. Nesta semana, o Departamento de Resíduos Sólidos promoveu a segunda etapa do Projeto “Recuperação de Áreas Degradadas”. A atividade consiste na limpeza e embelezamento de locais onde há grande acúmulo de lixo.

Resíduos
A área escolhida foi um terreno às margens da estrada de acesso a Linha Rodeio Bonito, Bairro Vila Real. O local concentrava diversos tipos de resíduos, depositados de forma irregular pelos próprios moradores, como orgânico, seletivo, restos de construção civil e de poda de árvores, madeiras, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. No total, foram retiradas 14 cargas de lixo, que equivalem a 45 metros cúbicos.
Além da limpeza, o projeto compreende a instalação de placas educativas e o embelezamento da área, com a colocação de brita, confecção de jardins com pneus reutilizados e o plantio de mudas de flores e árvores produzidas no Horto Municipal. “O objetivo do projeto é proporcionar um novo cenário em terrenos onde a população costuma descartar diversos tipos de resíduos de maneira irregular, tornando o espaço mais agradável e promovendo a conscientização”, ressalta o Secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Jayme Bordignon.
O Prefeito de Chapecó Luciano Buligon acompanhou os serviços e destaca que as ações voltadas aos cuidados com o recolhimento, tratamento e destinação correta do lixo é uma das marcas desta Administração. “Destacamos a modernização da coleta dos resíduos orgânicos com o sistema automatizado e a instalação dos contêineres, medida que incentivou a mudança de comportamento das pessoas para a prática correta de descartar e reaproveitar o lixo; além do reflexo da boa conduta de todos no dia a dia de quem trabalha diretamente com os resíduos: os recicladores”, enfatiza.
Outro exemplo é o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, elaborado em um processo participativo com a comunidade. Do Plano, nasceu o Departamento Municipal de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, que trabalha focado em novas ações educativas visando à qualidade de vida das pessoas, o bem estar social e ambiental.
A primeira área recuperada foi na Rua Recife, no Bairro Santo Antônio, no dia 31 de outubro. De lá, foram retiradas 17 cargas de lixo. As próximas ações estão programadas para ocorrer na segunda quinzena de janeiro de 2016 nos seguintes locais: Rua Marcílio Dias, Bairro São Cristóvão e Rua Olivo Lago, Bairro Quedas do Palmital.
Denúncias podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h45 e das 13h30 às 17h45 através do telefone 3319-3614.

Texto: Elizandra Buss | Fotos: Luciano da Luz/Divulgação/PMC
Maiores informações:
Assessoria de Imprensa – 332:8433