Início Eco SC PMA aborda pesadores e apreende rede na Usina Hidrelétrica de Campos Novos/SC

PMA aborda pesadores e apreende rede na Usina Hidrelétrica de Campos Novos/SC

1709
0
COMPARTILHAR

redes2

No final de dezembro de 2015, por volta das 18h00min, no Lago da Usina Hidrelétrica de Campos Novos/SC, a Guarnição da Polícia Militar Ambiental de Herval d’Oeste abordou uma lancha em que estavam 04 homens a bordo. A guarnição encontrou com os mesmo 16 redes de pesca totalizando aproximadamente 350 metros.

Os homens foram ouvidos e autuados, e responderão pelo art. 34 da Lei Federal nº 9.605/98, ou seja, pescar em período no qual a pesca seja proibida.

Cabe salientar que a Instrução Normativaa nº 116/2006 do Ibama fixou o período de defeso da piracema, proibindo a pesca de 1º de outubro a 31 de janeiro, na área da bacia hidrográfica do rio Uruguai, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em época de piracema, a Polícia Militar Ambiental intensifica a fiscalização com o intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados. Nesta época também aumenta a quantidade de pescadores, que se utilizam da facilidade em pegar os peixes.