Início Sem categoria Do lixo ao luxo: Cooperativa de mulheres transforma PET em objetos de...

Do lixo ao luxo: Cooperativa de mulheres transforma PET em objetos de design

1559
0
COMPARTILHAR

luxo

Organização do Rio Grande do Sul apresenta trabalho de design com garrafas PET na maior feira de Design do Brasil

A Cooperativa Casulo sediada na cidade de Canoas-RS, lança na Paralela Gift 2016 a Coleção Luminós, toda feita de produtos em garrafa PET, entre luminárias e acessórios. Sendo todos os integrantes da Cooperativa moradores da cidade em situação de fragilidade social, o objetivo do projeto é a capacitação profissional e produção independente, ou seja, transformar o trabalho social em empoderamento real. Até o dia 29 de Fevereiro as peças estarão expostas no Complexo Tomi Othake, em Pinheiros, entre 10h e 19h.

A cooperativa se iniciou com o Natal da Transformação, projeto certificado pelo Prêmio Sustentabilidade na Conferência RIO+20, para decorar o Natal da cidade de Canoas com enfeites confeccionados a partir de material reciclado. Apenas a cenografia natalina de 2015 levou o espantoso montante de 300 mil garrafas para ser construída pela Casulo.

O projeto de qualificação profissional cresceu e, depois de um curso de empreendedorismo oferecido pela Prefeitura de Canoas e do trabalho das designers Lui Lo Pumo e Tina Moura, o grupo ultrapassou em muito a confecção de peças, entrando no mercado de produtos artesanais e ecológicos.

Trabalho social com valor agregado pelo design, o processo de criação das peças surpreende. Ao dar vida as luminárias, primeiro produto manufaturado pelo grupo, foram surgindo delicadas flores, chaveiros, colares e brincos. Não mais descartável, o PET se torna objeto de adorno durável. O efeito da luz nas laminas de garrafa remetem as texturas e coloração do vidro, podendo ser ainda brilhante ou fosca, a partir de uma técnica de lixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here