Início Ecoagro Em busca de soluções no MAPA para o desabastecimento de milho

Em busca de soluções no MAPA para o desabastecimento de milho

1241
0
COMPARTILHAR

colatto em busca milho

Brasília – A escassez de milho no país é uma preocupação que afeta produtores e indústria. Já causa impacto na agroindústria em vários estados. Para amenizar o problema, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) colocará para leilão 500 mil toneladas de milho. Para o atendimento ao programa de “venda balcão” serão disponibilizadas 160 mil toneladas. Esses atos foram publicados no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (25/5), por meio da resolução de número 3, de 24 de maio.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), em audiência pública, com ministro da Agricultura, Blairo Maggi, cobrou agilidade na solução do desabastecimento de milho. “Está sendo um problema muito grande para a agroindústria e produtores. Não podemos esperar as empresas fecharem as portas e deixar os animais morrerem”, afirma.

De acordo com a Secretaria de Política Agrícola do MAPA, no dia 1º de junho será realizado um leilão de frete para Santa Catarina. Serão destinados aos produtores independentes, para venda de balcão, 15 mil e 400 toneladas, das 40 mil toneladas em estoque, para os municípios de Mondaí, Itapiranga, Braço do Norte e Maracajá.

A safra 08/09 o preço é de R$ 40,16/sc e a 12/13 R$ 45,52/sc. O deputado Colatto explica que continua a cota de 6 mil quilos por produtor, e o ideal é que essa quantidade passe para 27 mil quilos.

O deputado catarinense esteve duas vezes, em uma semana, em audiências com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi para tratar da situação do milho.