Início Natureza Programa incentiva produtores rurais a preservar nascentes

Programa incentiva produtores rurais a preservar nascentes

1007
0
COMPARTILHAR

nascentes

Florianópolis – SC -Para sensibilizar sobre a importância da preservação de nascentes, a Confederação da Agricultura do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), desenvolvem o Programa Nacional de Proteção de Nascentes.  A iniciativa visa proteger uma nascente em um dia, com cinco passos.

De acordo com o presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, todas as cadeias produtivas compreenderam que, para garantir água de qualidade e suficiente para atender as necessidades do campo, da cidade e da rica biodiversidade brasileira, é necessário preservar as nascentes.

“Essa iniciativa vem ao encontro dos princípios do cooperativismo e agrega aos programas já realizados nas propriedades rurais. Por isso, traçamos metas e estimulamos os parceiros para que assumam o compromisso, uma vez que a água não pode ser vista como problema, mas sim como solução. Não há dúvida de que a garantia de água de boa qualidade, em uma propriedade rural, depende de vários fatores, dentre eles a proteção das nascentes”, destacou Pedrozo.

Segundo o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a implementação do programa demonstra a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade catarinense e brasileira. “A preservação das nascentes e dos olhos d’água é essencial para atender às necessidades do campo e dos centros urbanos, tanto para o consumo quanto para a produção de alimentos. A ideia é mostrar à sociedade brasileira que a conservação das centenas de milhares de nascentes em todo o Brasil é possível”. Zalunchi ressaltou que o sistema Faesc/Senar pretende incentivar a proteção de nascentes na pecuária de corte.

PROGRAMA NACIONAL

O Senar disponibiliza treinamento com 8 horas/aula, com apoio dos Sindicatos Rurais, no qual são desenvolvidas atividades nas propriedades rurais que incluem: identificar o tipo de nascente para definir o melhor caminho para sua proteção; cercar a área para impedir danos causados por animais, homens ou veículos; limpar a nascente (retirar materiais que possam contaminar ou obstruir o curso natural da água); controlar a erosão e impedir que enxurradas soterrem a nascente e preparar o terreno e adubar as covas onde serão plantadas as mudas de espécies nativas para garantir o sucesso da recuperação da área da nascente.

No treinamento são apresentados os conteúdos sobre a importância da água, legislação ambiental, segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente, tipos de nascentes e formas de proteção. “Manter a nascente preservada minimiza os riscos de erosão, poluição ou outros acidentes naturais ou provocados pela intervenção humana”, explica Zanluchi.

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here