Início Reciclagem Gestão de resíduos sólidos é tema de palestra do Sinduscon na Unochapecó

Gestão de resíduos sólidos é tema de palestra do Sinduscon na Unochapecó

1390
0
COMPARTILHAR

gestão

  Secretário executivo do Sinduscon, Vilmar Pereira, falou sobre gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil para acadêmicos da Unochapecó

 

Chapecó – SC – A gestão de resíduos sólidos na construção civil foi tema de palestra do secretário executivo do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon/Oeste), Vilmar R. Pereira, nesta semana, para acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unochapecó.

 

Pereira falou da criação do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) de Chapecó, atende à Lei Federal 12.305 de 2010. Essa lei instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como componente do Plano Municipal de Saneamento Básico. O Sinduscon fez parte do projeto de criação do PGIRS em Chapecó, participando da coordenação do grupo de sustentação de Resíduos da Construção Civil e Mineração (RCCM).

Na palestra, Pereira abordou como o Plano foi elaborado, o que está sendo feito e as perspectivas futuras. Para sua criação, a prefeitura de Chapecó contratou uma consultoria para atuar como facilitador do processo, em conjunto com o Consócio Iberê. Foi criado o Comitê Diretor, com a participação de diversas entidades, e os grupos de sustentação por tipo de resíduo: limpeza urbana; construção civil e mineração; resíduos industriais, comerciais e saneamento; transporte, pneus, combustíveis/lubrificantes; saúde; agrosilvopastoril; eletroeletrônicos; e cemitérios.

Depois, foram feitos levantamentos da quantidade de resíduos gerados por cada setor, a redação do PGIRS e, por fim, a criação da Lei Municipal 6.758, de 02 de setembro de 2015. A lei institui o Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS), destinado a minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final dos resíduos no município.

Para Pereira, ainda é necessário trabalhar a educação ambiental, como forma de conscientizar empresas e cidadãos a dar o destino correto aos resíduos. Na construção civil, ele comenta que a dificuldade de controle de resíduos é uma questão cultural, que aos poucos a conscientização de todos os envolvidos no processo irá contribuir para a preservação ambiental. “A adoção de políticas de gestão da qualidade nas obras, a exemplo da ISO e PBQP-H, contribuem para a gestão correta dos resíduos”, frisa.

De acordo com Pereira, a gestão de resíduos é uma questão que precisa ser levada em consideração em todas as fases do processo construtivo. Ele enfatiza que desde a concepção do projeto da obra o profissional deve prever ações que minimizem ao máximo a geração de resíduos; é aí que os profissionais da engenharia assumem um papel importante, pois atividades mal projetadas certamente irão contribuir para geração de maior volume de resíduos. “A utilização de tecnologias sofisticadas para o dimensionamento de quantidades de materiais contribuem para a aquisição de quantidades mais exatas evitando sobras e desperdícios”, ressalta Pereira.

A professora da disciplina Sociedade e Desenvolvimento Humano, Claudete Bressan, explica que o objetivo é a formação ética e crítica dos acadêmicos. “Essa disciplina se alicerça em três eixos: direitos humanos, educação ambiental e relações étnico-raciais. A sugestão de trazer profissionais para falar sobre cada um dos temas foi dos próprios alunos. A palestra do Pereira está inserida no debate sobre educação ambiental e aproxima os estudantes da realidade”, expõe.

O Sinduscon também busca parceria com instituições de ensino, empresas e sociedade. “As ações do sindicato são em prol do desenvolvimento da sociedade, com ações que visam a aproximação desses três setores”, finaliza Pereira.

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP