Início Educação Ambiental Mudança Climática Global é tema de curso livre na UnivespTV

Mudança Climática Global é tema de curso livre na UnivespTV

230
0
COMPARTILHAR

univesp

 

Edições diárias sobre o processo de aquecimento do Planeta vão ao ar de segunda (13/6) a sexta-feira (17/6), às 17h30, no canal digital 6.2 de multiprogramação da TV Cultura. A série também está disponível no site univesptv.cmais.com.br

 

São Paulo – A Univesp TV leva ao ar o tema Mudança Climática Global na série Cursos Livres. Edições diárias exibidas durante uma semana retratam os impactos do efeito estufa no Planeta, além de abordar as possíveis ameaças à infraestrutura das cidades, as alterações provocadas nos oceanos e os riscos à estabilidade econômica global. Apresentada pelo professor Carlos Henrique de Brito, os programas são exibidos de segunda (13/6) a sexta-feira (17/6), às 17h30, no canal digital 6.2 (São Paulo e Grande São Paulo) e também ficam disponíveis no site univesptv.cmais.com.br

 

Episódios

Segunda-feira (13/6) – Estimativa Simples para a Temperatura do Planeta Terra: A primeira edição do programa esclarece o contexto atual do Planeta, e apresenta os principais fatores que determinam a temperatura da Terra com conceitos simples de Termologia.

 

Terça-feira (14/6) – Efeito Estufa e a Temperatura do Planeta Terra: Este episódio explica o funcionamento do efeito estufa. Na atmosfera existem moléculas que absorvem a radiação infravermelha emitida pela Terra, como é o caso do vapor de água e do gás carbônico. Embora esse fator seja crucial para a sobrevivência da espécie humana, seu excesso pode trazer inúmeros danos para a sociedade.

 

 

Quarta-feira (15/6) – Gases de Efeito Estufa: A Medição da Concentração de CO2 na Atmosfera: Quais as influências que a medição da concentração de gás carbônico na atmosfera causa na temperatura da Terra? Tendo Charles Keeling como principal cientista que se dedicou a esses estudos desde o final dos anos 50, o episódio mostra as consequências do acúmulo de CO2 para o planeta, questionando se estamos sofrendo de fato o aquecimento.

 

Quinta-feira (16/6) – Origem das Emissões dos Gases de Efeito Estufa: Ainda ligado às medições da concentração de gás carbônico no planeta, o quarto episódio mostra através de análises que nunca na história houve tanto CO2 na atmosfera como existe hoje.  Atrás dos EUA, China e União Europeia, o Brasil ocupa a 18ª posição entre os países mais poluidores. No entanto, deixa a desejar quando o assunto é o uso da energia com eficiência. O desafio da humanidade é pesquisar e desenvolver novas formas de gerar energia que não dependam do petróleo e outras substâncias químicas.

 

Sexta-feira (17/6) – Impacto das Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa): São apresentados os impactos causados pelas emissões de gases de efeito estufa, que resultam em um inquestionável aquecimento global. Tais impactos, ilustrados por imagens e gráficos, vão desde o degelo das calotas polares e o consequente aumento do nível dos oceanos, até as mudanças climáticas capazes de prejudicar a agricultura ou favorecer o aumento de mosquitos e a transmissão de doenças.

 

UnivespTV

A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista. No ar desde setembro de 2009, o canal digital de multiprogramação da Fundação Padre Anchieta / TV Cultura.

 

Sintonia

A sintonia da Univesp TV é através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 6.2. Santos – Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas 10.2, São José dos Campos, 27.2.

 

Os cursos também estão disponíveis em: http://univesptv.cmais.com.br/mudanca-climatica-global

 

 

Maria Ângela Silveira de Souza

Assessor de Comunicação Pleno

55 (11) (11) 2182-3282

Fundação Padre Anchieta

Centro Paulista de Rádio e TV Educativas

Rua Cenno Sbrighi, 378 Água Branca São Paulo SP

tvcultura.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here