Início Natureza Projeto de lei ajudará controlar população de cães e gatos

Projeto de lei ajudará controlar população de cães e gatos

1231
0
COMPARTILHAR

cães de rua

Lages – Serra Catarinense – Um projeto de lei específico a medidas que assegurem o controle populacional, proteção e a responsabilidade de pose de cães e gatos deverá tramitar em breve nas Câmaras de Vereadores de todos os municípios do interior da Serra Catarinense. Foi o que se definiu em reunião do Consórcio Serra Catarinense – CISAMA, recentemente, no auditório Amures.

Participaram das discussões, secretarias municipais, médicos veterinários, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina Veterinária e instituições privadas. Hoje, apenas Lages possui legislação específica para controle populacional de cães e gatos. A ideia é padronização esses procedimentos a todos os municípios.

“Além do controle populacional é importante se definir uma educação de cultura da população”, explica Andressa Barbosa, médica veterinária do Cisama. Ela salienta ainda, que é importante uma política educacional como forma de ajudar no controle populacional desses animais.

O trabalho de recenciamento de cães e gatos nos municípios continua sendo realizado com apoio das Agentes Comunitários de Saúde. Em breve será apresentado o diagnóstico populacional dos 18 municípios da Serra Catarinense, para que sejam implementadas as efetivas medidas de controle.

 

Oneris Lopes

Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES

Associação dos Municípios da Região Serrana