Início Sem categoria BASF realiza projeto de eficiência energética em parceria com a UNESP

BASF realiza projeto de eficiência energética em parceria com a UNESP

1044
0
COMPARTILHAR

casae-basf_8541

Aumentar a competitividade por meio da maior eficiência energética e da melhoria dos custos de energia. Esse é o objetivo da BASF, empresa química mundial, com o Triple E (Excellence in Energy Efficiency), lançado em dezembro de 2015, na América do Sul.

O projeto está alinhado ao conceito global de excelência na gestão de energia da BASF, além de contribuir para as metas ambientais da empresa. A iniciativa será implantada em algumas das fábricas do grupo BASF na região, priorizando as que apresentam maior consumo de energia primária.

“O primeiro passo para a concepção do Triple E foi a criação de um time multifuncional para gestão das ações, que tem como missão avaliar oportunidades e fomentar melhorias nas práticas para a gestão de energia nos processos. Entre as medidas a serem adotadas, está a norma internacional ISO 50001, que auxilia as empresas a estabelecer práticas mais eficientes e modernas no uso desse recurso”, explica Patrick Silva, Diretor de Infraestrutura da BASF para América do Sul e do Complexo Químico de Guaratinguetá.

O Triple E foi iniciado no Complexo Químico de Guaratinguetá (interior de São Paulo). Posteriormente, a iniciativa será estendida para as unidades Demarchi (São Bernardo do Campo/SP), Camaçari (Bahia) e Concón (Chile).

“Já há projetos em andamento dirigidos para a redução do consumo de energia em nossas operações. Além disso, estamos realizando benchmarks com empresas do setor e capacitando nossos colaboradores em relação à ISO 50001, com o intuito de obter os melhores resultados de nossos esforços”, ressalta.

Todo o processo está sendo realizado com o apoio de um grupo de estudos de eficiência energética da UNESP (Universidade Estadual Paulista). “Essa parceria tem um papel fundamental no processo, pois, por meio desse apoio técnico-científico, temos suporte na análise, desenvolvimento e implementação das ações de eficiência energética em nossos processos”, completa.

“A integração entre Empresa e Universidade é uma atividade que é pouco viabilizada no Brasil. Essa iniciativa da BASF propicia ganhos importantes para a quebra de paradigmas e permite que ambos os lados ganhem em conhecimento e capacitação técnica”, reforça o Professor Doutor Pedro Magalhães Sobrinho, Coordenador do Laboratório de Eficientização Eletromotriz do Departamento de Energia da UNESP – Campus de Guaratinguetá.

 

Outro ponto importante do projeto é a sensibilização dos colaboradores quanto à necessidade de redução do consumo de energia, tanto no ambiente fabril como doméstico. “Sem dúvida, o maior potencial de aumento da eficiência energética virá de soluções técnicas. No entanto, a redução do consumo de energia também depende da conscientização e esforço de todos os colaboradores”, conclui Patrick.

 

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.

 

Sobre a UNESP

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do país. Está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 155 cursos de graduação e 146 programas de pós-graduação. Tem 51.311 alunos (37.770 na graduação e 13.541 na pós stricto sensu), 3.826 professores e 6.782 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

 

INFORMACÕES PARA A IMPRENSA

Maquina_CW_logo_primary

BASF

Laura Chiavenato/ Tatiana Guerra/ Patricia Alves