Início Educação Ambiental Alunas reciclam óleo de cozinha para usar como sabonete em escola de...

Alunas reciclam óleo de cozinha para usar como sabonete em escola de Muritiba (BA)

251
0
COMPARTILHAR

murituba

Ideia solucionou problema da falta do item nos banheiros escolares e promoveu conscientização sobre a importância do descarte correto do óleo usado

 

A falta de sabonetes nos banheiros do Colégio Estadual Manuel Benedito Mascarenhas, em Muritiba (BA), era um problema frequente. Diante da dificuldade financeira para a escola repor o produto, as estudantes Quênia Costa, Gilvânia dos Santos e Ana Paula de Moura se reuniram para buscar uma solução, que foi encontrada na cozinha do colégio: após pesquisar, elas descobriram que o óleo usado, se reciclado, poderia ser transformado em sabonete. A iniciativa foi destaque da 1ª edição do Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Orientadas pela professora Lucineide Ramos, as meninas desenvolveram uma receita de sabonete com PH neutro e que pode ser adaptada para lavar louças e roupas. A proposta, aliada ao baixo custo de produção (17 centavos a unidade), fez com que os banheiros da escola não ficassem mais desabastecidos desse item de higiene. Além disso, serviu para conscientizar a comunidade sobre o problema ambiental que o óleo usado representa quando descartado incorretamente.

O sucesso da ideia, surgida na feira de ciências da escola, fez com que o produto fosse apresentado na Feira de Ciências e Matemática da Bahia (FECIBA) de 2015.  Agora, as estudantes planejam aprimorar o projeto, fazendo com que o sabonete fique mais aromático e consistente para melhor uso dos colegas.

As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e, neste ano, reconhecerá 10 iniciativas em todo o país. Os interessados podem enviar não apenas projetos já finalizados como também aqueles que ainda estiverem em andamento até o dia 15 de outubro de 2016 pelo site do Criativos da Escola (http://www.criativosdaescola.com.br). Esta segunda edição do prêmio tem como parceiro o programa Parceria Votorantim pela Educação, desenvolvido pelo Instituto Votorantim.

 

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Por 2PRÓ Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here