Início Sem categoria Nissan é premiada mais uma vez pela eficiência energética de seus automóveis...

Nissan é premiada mais uma vez pela eficiência energética de seus automóveis pelo CONPET

1111
0
COMPARTILHAR

Assim como em 2014, prêmio foi entregue durante o Salão do Automóvel de São Paulo

São Paulo – A Nissan foi premiada novamente com o troféu “Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular” por ter carros com dupla classificação “verde” dentro do Programa de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro. A cerimônia de entrega do prêmio foi no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que termina no próximo domingo, dia 20.

O selo CONPET de eficiência energética identifica e destaca para o consumidor os modelos de automóveis que foram bem avaliados quanto ao seu consumo de combustível no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Ou seja, quanto menos o carro consome, mais eficiente ele é. O hatch March e o sedã Versa, ambos produzidos no Complexo Industrial de Resende (RJ), têm nota “A” em consumo do PBE. O crossover compacto Nissan Kicks, lançado em agosto deste ano no Brasil e que também será fabricado em Resende, também recebeu o selo com a nota “A”. O CONPET é o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. A adesão ao programa veicular é voluntária.

 

Sobre o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV)

O PBE foi lançado em 2008 e desde então avalia os veículos produzidos no Brasil, que recebem a etiqueta com faixas coloridas de ‘A’ (mais eficiente) até ‘E’ (menos eficiente). O programa está no seu oitavo ciclo e hoje conta com participação recorde desde a sua criação: todas as montadoras e importadoras aderiram e, com isso, 90% dos carros comercializados no País trarão a informação de eficiência de consumo e emissão de gases, tanto poluentes como de efeito estufa (CO2). A princípio, a regra já atinge 795 modelos e versões. Ao longo do primeiro semestre do ano, outros 131 modelos e versões foram incluídos, fechando 2016 com 926 veículos enquadrados no programa.

 

A tabela do PBEV, com a lista de todos os modelos e a suas respectivas classificações, está disponível na página do Inmetro na internet (www.inmetro.gov.br/pbe), no link “Tabelas de Eficiência”. A consulta também pode ser feita de forma interativa na página do Conpet, (www.conpet.gov.br/consultacarros) ou por meio de aplicativo para smartphones Android ou IOS (por meio de QR Code na etiqueta) sob o título ‘Etiquetagem Veicular’, que ajudará o consumidor a escolher os carros mais eficientes comparativamente.