Início Sem categoria Pepsico e The Nature Conservancy anunciam o programa Água para o planeta...

Pepsico e The Nature Conservancy anunciam o programa Água para o planeta – uma estratégia de reabastecimento para a América Latina

891
0
COMPARTILHAR

A PepsiCo e a The Nature Conservancy divulgam uma nova colaboração intrassetorial para o reabastecimento de água na América Latina. Em sete anos serão investidos US$ 3 milhões em cinco bacias hidrográficas no México, no Brasil, na Guatemala e na Colômbia

 

São Paulo – novembro de 2016 – A PepsiCo Latin America e a maior organização ambiental do mundo, The Nature Conservancy (TNC), anunciaram, nesta semana, o programa “Água para o Planeta”, para reabastecer cinco diferentes bacias hidrográficas nas áreas urbanas de Bogotá (Colômbia), da Cidade da Guatemala (Guatemala), das Cidade do México e de Monterrey (México) e de São Paulo nos próximos sete anos. O compromisso será implementado pela TNC com o investimento de 3 milhões de dólares da PepsiCo. O objetivo é contribuir para a segurança hídrica de forma sustentável em longo prazo nas bacias hidrográficas onde a empresa atua através da colaboração intrassetorial, incluindo seus fornecedores e parceiros de negócios. O anúncio conjunto foi feito nos escritórios da PepsiCo, em Nova York, em uma reunião organizada por Laxman Narasimhan, CEO da PepsiCo Latin America, Mark Tercek, CEO e presidente da TNC, e Aurelio Ramos, diretor-executivo da TNC para a América Latina.

Ao assinar o compromisso, Narasimhan afirmou: “Em toda a PepsiCo, continuamos a encontrar novas formas inovadoras de fazer o nosso negócio crescer com o uso de menos recursos naturais. Cumprimos ou ultrapassamos todas as nossas metas de água estabelecidas para 2015: maximizamos a eficiência do uso da água por unidade de produção em 25,8% desde 2006, enquanto economizamos aproximadamente US$ 80 milhões em custos ao longo de cinco anos”. O CEO da Pepsico também disse que: “formamos uma parceria bem-sucedida para fornecer acesso à água potável para mais de 9 milhões de pessoas no mundo desde 2006, excedendo significativamente nossa meta de 6 milhões de pessoas até 2015”.

De acordo com TNC, hoje em dia 80% da população latino-americana vive em áreas urbanas; a estimativa é que este número aumente para 90% em 2050. Este cenário obriga a execução de investimentos eficientes em soluções para assegurar água para a agricultura, indústria e à população em geral.

“A ciência mostra que as soluções baseadas na natureza podem desempenhar um papel importante no fornecimento de água potável limpa e econômica para milhões de residentes da cidade, permitindo assim que a natureza e as pessoas prosperem. Ao colaborar com empresas, somos capazes de liberar o poder da natureza para tornar as cidades mais resilientes e habitáveis. Portanto, valorizamos e saudamos o compromisso da PepsiCo com a segurança hídrica”, analisa Mark Tercek, CEO e presidente da The Nature Conservancy.

O diretor-executivo da TNC Brasil, Antonio Werneck, enfatiza que ainda estamos longe de atingir uma segurança hídrica estruturante e duradoura. “As empresas entenderam que é preciso agir para além dos seus muros e estão levando a preocupação e as ações para disponibilidade de água também para seus fornecedores e seus consumidores”, comenta.

O programa “Água para o Planeta” estabelecerá uma rede de colaboração entre a TNC, a PepsiCo e as suas engarrafadoras na América Latina para investirem no fortalecimento dos fundos de água na região – um modelo de impacto positivo e coletivo. Ao apoiar uma iniciativa de conservação de bacias hidrográficas com resultados de grande escala em quatro países (cinco bacias hidrográficas) na América Latina, o impacto positivo sobre a água e as pessoas pode ter um efeito amplificado de longo prazo. A PepsiCo, como membro do Conselho de Conservação da América Latina (LACC, por sua sigla em inglês), apoia a estratégia de conservação da TNC para segurança hídrica em cinco cidades da América Latina: Monterrey, Cidade do México, Cidade da Guatemala, Bogotá e São Paulo.

A TNC na América Latina tem ampla experiência e especialização no trabalho de conservação de fontes de água. A organização visa melhorar a segurança hídrica, trabalhando nas bacias hidrográficas em toda a América Latina que fornecem água para cerca de 40 regiões metropolitanas da região. Serão adotadas atividades destinadas a reduzir os riscos hídricos para esses centros urbanos próximos aos locais em que a PepsiCo atua, por meio de investimentos em atividades de restauração natural especificamente adaptadas às necessidades das cinco bacias hidrográficas dessas regiões.

No Brasil, a PepsiCo é uma das empresas que participa da iniciativa da TNC Brasil, Coalizão Cidades pela Água, lançada em novembro do ano passado e que tem como objetivo alavancar investimentos de ação coletiva com o setor privado, público e sociedade civil para ações de restauração florestal que garantem a segurança hídrica de 12 áreas metropolitanas no País.

Este anúncio vem um mês após a PepsiCo anunciar sua agenda de desempenho com Propósito de 2025 e as metas de sustentabilidade focadas em contribuir com soluções para desafios compartilhados atuando em três áreas: 1) transformar seu portfólio de alimentos e bebidas e oferecer opções mais saudáveis, 2) produzir mais alimentos com menor impacto ambiental e 3) preparar o terreno para um futuro mais saudável capacitando as pessoas. A empresa também está empenhada no “Positive Water Impact” – esforços e parcerias projetados para permitir a segurança da água em longo prazo e de forma sustentável para seus negócios e outros que dependem da disponibilidade de água.

A agricultura desempenha um importante papel na segurança hídrica e, aproveitando a eficiência operacional de uso da água alcançada até o momento devido aos esforços iniciados em 2006, a empresa pretende obter uma melhoria adicional de 25% até 2025 – trabalhando para fornecer acesso à água potável para um total de 25 milhões de pessoas nas áreas com maior risco hídrico do mundo até 2025.  A nova parceria da Pepsico Latin America com a TNC contribuirá para cumprir as metas de desempenho do Propósito de 2025 por meio de diferentes atividades que serão adotadas.

 

Esforços de colaboração da PepsiCo e TNC no mundo

A colaboração da PepsiCo com a TNC teve início em 2010. Trata-se de uma aliança de longa data e grande alcance que se concentra em projetos globais de conservação de água e intervenções específicas em cada país, em todas suas instalações de produção, como:

  • Operações globais da PepsiCo “Positive Water Impact”: Em 2010, a equipe de Operações Globais da PepsiCo e a TNC formaram uma parceria para compreender melhor o risco hídrico. Essa iniciativa ajudou a identificar, conceber e avaliar estratégias de remediação para bacias hidrográficas.
  • Programa “Recycle for Nature” da PepsiCo nos Estados Unidos: Esta é uma parceria de cinco anos entre a PepsiCo e a The Nature Conservancy, que visa proteger as fontes de água potável dos EUA por meio da reciclagem de garrafas e latas de bebidas. Este ano, o programa adicionou a American River Headwaters à iniciativa. Ao contribuir para o projeto American River, que acontecerá durante um período de três anos, a Recycle for Nature pode trabalhar para reduzir o risco de incêndios florestais catastróficos em mais de 4046.80 hectares de floresta, para salvaguardar a qualidade da água e para avançar na pesquisa sobre a ligação entre as condições das bacias hidrográficas e o abastecimento de água.
  • O Latin America Conservation Council (LACC) é composto por mais de 30 líderes globais que pedem a proteção da natureza e a gestão eficaz dos seus recursos para a prosperidade sustentável das gerações futuras. A PepsiCo, membro do conselho, tem focado seus esforços na segurança hídrica.
  • México – Fundo para a água em Monterrey: A Latin American Beverages (LAB) colaborou com a TNC para enfrentar os desafios hídricos em um dos locais com maior escassez de água no México: Monterrey. A PepsiCo aderiu à iniciativa do fundo de água local desenvolvido pela TNC, e por meio disso, apoia as atividades de restauração no aquífero.
  • Guatemala – Fundo para a água na Cidade da Guatemala: A PepsiCo está contribuindo para esse fundo juntamente com a CBC, empresa engarrafadora da PepsiCo na América Central, Porto Rico, Jamaica e Equador. Por meio desse financiamento, a LAB está apoiando atividades de restauração no mesmo aquífero de onde a CBC obtém a água para nossas operações na Cidade da Guatemala.
  • Brasil – Coalizão Água pelas Cidades: A PepsiCo está colaborando com a coalizão Água pelas Cidades no Brasil, que é liderada pela TNC. A Coalizão tem o objetivo de alavancar investimentos de ação coletiva que contribuem para a segurança hídrica em cerca de 12 áreas metropolitanas no Brasil.

 

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 63 bilhões em receita líquida em 2015, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, com 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas de varejo anuais estimadas.

No coração da PepsiCo está o Desempenho com Propósito – nossa crença fundamental de que o sucesso da nossa empresa está indissoluvelmente ligado à sustentabilidade do mundo ao seu redor. Acreditamos que melhorar continuamente os produtos que vendemos, operar de modo responsável para proteger o nosso planeta e capacitar pessoas de todo o mundo é o que permite à PepsiCo administrar uma empresa global de sucesso que agrega valor de longo prazo para a sociedade e para os nossos acionistas. Para obter mais informações, acesse www.pepsico.com.

Sobre a PepsiCo Latin America

A PepsiCo Latin America é uma divisão que inclui todos os seus negócios de bebidas, alimentos e lanches na América Latina, que abrange 54 mercados emergentes e em desenvolvimento. Nossos negócios de bebidas, alimentos e lanches na América Latina incluem lanches, bebidas, biscoitos e bolachas e categorias de nutrição, que geraram US$ 8,2 bilhões em receita líquida em 2015. Nosso negócio de bebidas na região opera por meio de 12 grandes engarrafadores.

Sobre a The Nature Conservancy

The Nature Conservancy é uma organização de conservação global dedicada à conservação das terras e águas de que toda a vida depende. Orientados pela ciência, criamos soluções inovadoras e práticas para os desafios mais difíceis do nosso mundo, de modo que a natureza e as pessoas possam prosperar juntos. Estamos abordando as alterações climáticas, lutando pela conservação de terras, águas e oceanos em escala sem precedentes, e ajudando a tornar as cidades mais sustentáveis. Trabalhando em mais de 65 países, usamos uma abordagem de colaboração que envolve as comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. Para saber mais, acesse www.tnc.org.br ou siga @TNCBrasil no Twitter.”

Sobre o Conselho de Conservação da América Latina

O Conselho de Conservação da América Latina (LACC) é um grupo pioneiro de líderes globais que aproveita sua influência coletiva, conhecimentos e recursos para fazer da América Latina um modelo de crescimento responsável do ponto de vista ambiental. Trabalhando em estreita colaboração com a The Nature Conservancy, o conselho foi formado para agilizar soluções inovadoras, eficazes e escalonáveis para três dos maiores desafios da região – segurança hídrica, sistema alimentar sustentável e infraestrutura inteligente – para que as pessoas e a natureza possam prosperar. http://www.laconservationcouncil.org .

Informações à imprensa

Giuseppe Mari – giuseppe.mari@imagemcorporativa.com.br – 11-3526-4563

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here