Início Natureza Parques estaduais de SC convidam para um passeio

Parques estaduais de SC convidam para um passeio

1099
0
COMPARTILHAR

 

Parque Serra do Tabuleiro. Foto: Divulgação / Fatma

Com trilhas ecológicas, muito verde e árvores centenárias, os parques estaduais administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) são uma opção de lazer para toda família durante os feriados. O Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, Serra do Tabuleiro, na Palhoça, Fritz Plaumann, em Concórdia e Araucárias, em São Domingos, funcionam normalmente nos finais de semana, especialmente os prolongados. “Só preserva, quem conhece. Enquanto se divertem em meio à natureza, os visitantes também aprendem, conhecem a história do local e ajudam a preservar o meio ambiente”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

O Parque do Rio Vermelho funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. No local, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o trabalho de reintrodução de animais silvestres à natureza na trilha ecológica. O lugar também tem um camping, onde os visitantes podem passar o dia. O Parque Serra do Tabuleiro recebe visitas de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h e os visitantes têm a oportunidade de conhecer a casa açoriana e fazer a trilha da Restinga do Maciambu.

Trilha Ecológica do Rio Vermelho, em Florianópolis. 
Foto: Divulgação / Fatma

 

O Parque Estadual Fritz Plaumann abre nas quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h. No local e nas imediações do parque, o público tem à disposição, quatro trilhas interpretativas, sala de exposições com maquete da unidade, jogos e painéis.

O Parque Estadual das Araucárias oferece um Centro de Visitantes com a história do local que pertenceu a uma antiga madeireira e duas trilhas ecológicas: a do Mirante das Araucárias e das Cascatas, com aproximadamente 3,5 quilômetros no total. O parque funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Em cada unidade de conservação há diversas atividades disponíveis e todas são guiadas por monitores. Para atividades em grupo, é necessário agendar com antecedência, por telefone ou email.