Início Eco SC Secretaria de Meio Ambiente é parceira em ação ecológica do Grupo de...

Secretaria de Meio Ambiente é parceira em ação ecológica do Grupo de Escoteiros

944
0
COMPARTILHAR

Lages – SC – Para celebrar o 26º Mutirão Nacional Escoteiro (Muteco), que iniciou no dia 3 de junho, na manhã deste sábado (17), o Grupo de Escoteiros Lages 01/SC mobilizou em torno de 20 integrantes para o plantio de 80 mudas de árvores nativas e frutíferas, doadas pela Polícia Militar Ambiental. Entre elas, Ipê amarelo, Pitangueira, Jabuticaba, Cerejeira e Araçá Amarelo e Vermelho. Na Praça Óscar Egídio Warner, foram plantadas 28 unidades e na praça da Fraternidade, outras 38, ambas situadas no bairro Copacabana. Já em outra praça próxima a Secretaria da Educação, no bairro Petrópolis, foram plantas as 14 árvores restantes. Segundo o chefe da tropa de escoteiros, Jatir Fernandes, o grupo está sempre alerta, confiante e determinado para fazer a diferença na comunidade. “O contato precoce dos jovens com este tipo de atividade possibilita o conhecimento sobre educação ambiental”, salienta.

Para a diretora de Meio Ambiente, Sílvia Oliveira, além do embelezamento, o projeto de arborização urbana proporciona purificação do ar. “Esta é uma oportunidade para a comunidade participar do plantio e auxiliar na preservação”, afirma. Esta ação também faz parte do Mês do Meio Ambiente, que iniciou no dia 27 de maio e prossegue até 30 de junho.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, já foram plantadas cerca de 700 mudas, das mais distintas espécies. Ressalta ainda, que existe equipe específica para o serviço de manutenção.

Conforme o engenheiro agrônomo da Secretaria, Giovanni Tomazelli, antes de qualquer procedimento para o plantio, é necessário pensar no porte da árvore, o alcance da raiz, sua espécie e local adequado para o seu desenvolvimento.

 

Fotos: Daniel Costa