Início Eco SC Recicla CDL na Escola é destaque no 19º Prêmio Fritz Müller

Recicla CDL na Escola é destaque no 19º Prêmio Fritz Müller

1033
0
COMPARTILHAR

 

Programa ambiental da FCDL/SC está na sétima edição

A Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) é uma das instituições reconhecidas com o prêmio Fritz Muller, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) à entidade pelo programa Recicla CDL na Escola, que está em seu sétimo ano. A cerimônia de entrega foi na última terça-feira (31), no Hotel Majestic, em Florianópolis. O prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão, Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos.

“Estamos honrados com este reconhecimento. O concurso de redação e desenho já alcançou, em sete anos de atividade, mais de 700 mil alunos da rede pública municipal de ensino, mostrando a relevância do projeto. A participação dos alunos cresce a cada ano e nossa missão é deixar um mundo mais sustentável para esta e as futuras gerações”, afirma o presidente da Federação, Ivan Tauffer, que recebeu o prêmio na categoria educação ambiental do deputado estadual Jean Kuhlmann acompanhado da gerente administrativo da Federação, Jucélia Maria da Rosa, e do coordenador de comunicação da entidade, Márcio Roberto Silveira.

O Recicla CDL na Escola aborda  temas ligados à preservação do meio ambiental. Para disseminar os conceitos de boas práticas de respeito ao meio ambiente, a cada ano, um tema é proposto para alunos do 1º ao 5º anos elaborarem desenhos e, para os do 6º ao 9º, redações com suas visões sobre o assunto. O programa é desenvolvido pela FCDL/SC, CDLs, secretarias municipais de educação, escolas públicas municipais do ensino fundamental, com apoio, em 2017, do Sicoob e Leo&Leo.

Em 2017, os alunos realizam os trabalhos em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”. Os finalistas na etapa municipal são premiados com kit de mochila e material escolar e seguem para a próxima fase. Se ficarem entre os cinco selecionados em cada modalidade na fase estadual, os alunos vencedores e seus professores orientadores ganham um tablet cada.

O Prêmio Fritz Müller reconhece projetos e iniciativas de empresas e instituições públicas que vão além da legislação ambiental e resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente em Santa Catarina. Neste ano, 13 instituições públicas e privadas foram premiadas com um troféu. Outras sete empresas receberam o Certificado Fatma de Gestão Ambiental por terem projetos de destaque na área ambiental. Já o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recebeu o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza pela dedicação no combate a incêndios em unidades de conservação e pelo empenho na preservação da fauna e da flora catarinense.