Início Natureza Animais geriátricos podem ter mais tempo e qualidade de vida

Animais geriátricos podem ter mais tempo e qualidade de vida

27
0
COMPARTILHAR

Lages – SC – Os animais a medida que vão envelhecendo, também precisam de cuidados diferenciados e tratamentos especiais. A idade também pesa para eles, pois envelhecem mais depressa que as pessoas. Os tutores, que os tornam integrantes da família, precisam entender o processo de envelhecimento e saber interpretar o avanço da idade dos animais, e as mudanças que podem ocorrer em comportamento, grau de atividade, e sono com o passar dos anos. O alerta é da médica veterinária Márcia Verônica Thomazi Castelani da Clínica Veterinária Beija-flor, que atua há 30 anos na profissão. “A medicina veterinária evoluiu e vem acompanhando os casos de geriatria animal e com prevenção das doenças e tratamentos eficazes, os pacientes ganham mais tempo e qualidade de vida”, ressalta.

Conforme explica, o fato de o Brasil ocupar o segundo lugar no mundo no ramo pet, automaticamente a medicina veterinária acompanha esse crescimento e evolui. Tanto que atualmente os tutores aceitam a realização de exames complementares e preventivos nos animais na clínica, basicamente da mesma forma como são feitos na medicina humana. Cabe aos médicos veterinários conscientizarem os donos sobre o envelhecimento do seu animal de estimação e dos cuidados a serem tomados, como a realização anual de check up, alimentação e atividades físicas mais adequadas.

Nos casos de pacientes (animais) geriatras, e as doenças que eles apresentam fazem com que os médicos veterinários tenham que ir em busca de mais conhecimentos nas áreas de geriatria, nefrologia, e oncologia, por exemplo. Nessa hora é que o médico veterinário passa aos tutores as necessidades de exames preventivos de check up e os tratamentos mais indicados, já que com a idade avançada, muitas doenças podem desenvolver-se silenciosamente durante algum tempo, até se tornarem óbvias numa fase mais grave. Durante a consulta, e com a realização de alguns exames, é possível detectar os problemas precocemente e aconselhar medidas preventivas, antes que se tornem demasiado graves e interfiram com a qualidade de vida do animal.

 

Assessoria de Imprensa

E-mail: imprensalages@gmail.com

Forne: 49 99148 4045

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here