Início Eco SC Oficina sobre bioma da Mata Atlântica no Planalto compôs agenda do Mês...

Oficina sobre bioma da Mata Atlântica no Planalto compôs agenda do Mês do Meio Ambiente

102
0
COMPARTILHAR

Uma das propostas é propagar a conscientização pertinente ao uso e proteção dos recursos naturais

Em continuidade ao roteiro de eventos do Mês do Meio Ambiente, foi realizada na terça-feira (26 de junho), a oficina Biodiversidade do Bioma da Mata Atlântica no Planalto Catarinense, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), ministrada pelo engenheiro agrônomo da instituição, Cassiano Eduardo Pinto. As escolas que receberam a oficina foram Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, bairro Copacabana, e Emeb Lupércio Oliveira Koeche, bairro Várzea, com participação de 120 estudantes. Os alunos utilizaram óculos 3D para visualizar imagens da Serra Catarinense.

A bióloga da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Michelle Pelozato, justifica os objetivos da oficina, como abordar a biodiversidade do bioma Mata Atlântica no Planalto por intermédio de intervenções lúdicas a partir do uso de material didático de apoio já recebido previamente, trabalhos estruturados em sala de aula e uma palestra motivacional envolvendo ciência, geografia, história e a fisionomia regional, finalizando a temática abordada para o Dia das Crianças.

A oficina apresentou três etapas distintas, utilizando o livro “Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra”, de autoria de Georgina Bond Buckup (2010), como base para o desenvolvimento das atividades. A primeira etapa foi executada com base na literatura de apoio para estudos teóricos e desenvolvimento de ações em sala de aula. O segundo momento contou com a palestra. O encerramento da oficina consta de uma exposição coletiva dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula com o resultado das fases e processo de aprendizagem entre professores e alunos. O trabalho com as turmas pode ter sequência dentro das escolas.

Foto: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here