Início Natureza Risco de anestesia nos procedimentos em animais geriátricos

Risco de anestesia nos procedimentos em animais geriátricos

1129
0
COMPARTILHAR

Lages – Conforme explica o veterinário Claudio Marcelo Junqueira, da Clínica Beija-flor, de Lages, muitas pessoas têm certo receio de submeter seus animais geriátricos a qualquer procedimento que exige anestesia. O medo, muitas vezes, é passado por outros colegas veterinários. Porém, não tem fundamento. Pois, hoje em dia os procedimentos são bem seguros, e cita o exemplo da anestesia inalatória, em que o animal é entubado, com uso de medicamento volátil. E, assim que o aparelho é desligado, o bichinho já recupera os sentidos. No entanto, ele argumenta de que é preciso ter conhecimento da área, com estudo específico. “Sendo assim, com uma conversa com os proprietários é feito todo o esclarecimento sobre as principais patologias, e sobre a monitoração correta aplicada durante e pós-operatório.

Cláudio também lembra que há protocolos específicos para cada patologia. Por exemplo, para animais que tenham problemas hepáticos; problemas cardíacos, renais, etc. Todos precisam ter um tipo de protocolo para o procedimento ser feito com segurança, desde que sejam submetidos a exames complementares, que antecedem tais procedimentos. Assim, não há problema de se fazer a anestesia. Além disso, são tomadas as devidas precauções mostradas pelos vários exames clínicos, detectando assim, as patologias pré-existentes, comuns em animal geriatra, e também para entender o perfil de quais são estas patologias que concorrem junto com outras enfermidades.

O veterinário reforça que, complementarmente podem também ser feitos eletrocardiogramas, raio-x de tórax, entre outros, e que lhe darão total segurança para aplicar a anestesia. “Por fim, às pessoas que precisam tratar o animal nessas condições, a sugestão é de que colegas possam indicar outros veterinários que têm especialização na área, agindo de forma honesta e ética com o seu cliente”, conclui.

Mais informações à imprensa: (49) 49) 3222-6255