Início Eco SC Desmatamento de mata nativa em Alfredo Wagner

Desmatamento de mata nativa em Alfredo Wagner

1778
0
COMPARTILHAR

Alfredo Wagner (SC) – No dia 30 de agosto (quinta-feira), a guarnição da Polícia Militar Ambiental de Lages, realizou uma fiscalização em uma propriedade rural no interior do município de Alfredo Wagner/SC.

Por volta das 10h00min a guarnição deu inicio a fiscalização, na propriedade situada na estrada geral da localidade de Santa Bárbara, interior daquele município, na oportunidade, constatou a prática de ilícito ambiental, desmatamento na modalidade corte raso.

O proprietário que ainda não foi identificado, danificou três áreas distintas, totalizando uma área de 17,84 (dezessete vírgula oitenta e quatro hectares), o que equivale a 178.400 m² de floresta de vegetação nativa, secundária, em estágio médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica.

Das áreas citadas foram suprimidas diversas espécies, podendo citar-se as seguintes: Canela Sassafrás  (Ocotea pretiosa), Pinheiro Brasileiro (Araucária angustifólia), Bracatinga (Mimosa scabrella), Carne de Vaca (Psychotria carthagenensis), entre outras da flora local.

Algumas das espécies atingidas figuram em lista de espécies ameaçadas de extinção, segundo a Portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) 443/2014.

Na ocasião ainda foi flagrado no local um dos responsáveis pelo desmatamento, uma máquina pesada tipo “ponkan” estava realizando a derrubada das árvores.

Posteriormente todos os responsáveis serão autuados administrativamente pela prática de crime ambiental, sem prejuízo de sanções penais e cíveis que possam advir do fato.