Início Natureza Outubro Rosa e o Novembro Azul valem também para os animais

Outubro Rosa e o Novembro Azul valem também para os animais

75
0
COMPARTILHAR

Lages – SC  -Você sabia que as campanhas do outubro rosa e do novembro azul, de prevenção contra o câncer também abrangem os animais? Pois, na Clínica Veterinária Beija Flor, de Lages, a prática vem sendo adotada há mais de quatro anos, abrindo oportunidade aos donos de cães e gatos efetuarem exames, a exemplo dos realizados nos humanos. Nas fêmeas, a consulta verifica se há risco de câncer de mama e de ovário. Já nos machos, a avaliação preventiva é para constatar a possibilidade de câncer nos testículos. Neste período, de acordo com a médica veterinária Márcia Verônica Thomazi Castelani, o costume é praticar valores diferenciados que podem custar perto da metade de uma consulta normal. Segundo a profissional, o valor não é o essencial, mas sim a prática da medicina veterinária que corresponde a um padrão ético no meio profissional, e dar a chance de avaliar os animais desta grave enfermidade.

Ainda conforme a médica veterinária, quando ocorre o diagnóstico do câncer, especialmente se for precoce, as chances de cura são muito boas, a exemplo das pessoas. Nesse caso, nas fêmeas, há o incentivo para que se faça a histerectomia (castração) com a retirada do útero e ovários. Independente disso, quanto mais cedo for realizada a ovariohisterectomia, maior a chance de diminuir o risco de o animal apresentar tumores de mama e infecções uterinas. No caso dos machos, nos testículos. “Nas fêmeas, defendo a castração antes do primeiro cio. O procedimento diminui o risco em torno de 93 a 98%. Porém, caso ocorra, basta esperar dois ou três meses, pois, já estará com o ciclo completo de crescimento, e pode efetuar a castração”, ressalta Márcia.

Outro fator a ser considerado nas castrações precoces, no caso dos cães é a diminuição do risco de os animais se aglomerarem nas ruas tornando-se vulneráveis à transmissão de tumores venéreos. Isso ocorre muito entre cães errantes, expondo-se também a atropelamentos. Portanto, os exames precoces nos animais podem evitar uma série de problemas futuros. “Aconselho que os donos façam este procedimento, principalmente no período das campanhas do outubro rosa e do novembro azul”, reforça a médica veterinária.

Foto: Paulo Chagas

Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here