Início Sustentabilidade Banco da Família sensibiliza agentes comunitários de saúde e moradores de Lages sobre...

Banco da Família sensibiliza agentes comunitários de saúde e moradores de Lages sobre importância do saneamento

12
0
COMPARTILHAR

Ações acontecem entre terça e sexta-feira (27 a 30/11) desta semana

Lages, maior cidade da Serra catarinense, tem baixa cobertura de saneamento básico: a rede coletora cobre 33,53% do município, mas somente 13,19% é efetivamente tratado, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2016). O percentual varia porque mesmo em bairros onde há rede coletora, parcela dos moradores ainda não fez a ligação das residências. O problema ganha maior dimensão quando relacionado às doenças causadas pela falta de saneamento como hepatite A, leptospirose, febre tifoide e cólera, entre outras.

Em uma estratégia para melhorar a situação, o Banco da Família e Water.Org irão desenvolver duas ações. A primeira delas, em parceria com a Tigre tubos e Conexões, serão encontros de sensibilização em comunidades vulneráveis do município, entre terça e sexta-feira (27 e 30/11). E em uma parceria inédita com a Prefeitura de Lages, irá reunir 270 agentes comunitários de saúde (ACSs), na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), para a sensibilização e capacitação sobre o tema, nos dias 29 e 30.

“Estamos indo ao encontro e reunindo as pessoas diretamente envolvidas com o tema saneamento: os moradores que, muitas vezes por falta de mais informações, não buscam soluções para o problema, e os agentes comunitários de saúde, que falam diariamente com esse público”, afirma Isabel Baggio, presidente do Banco da Família.

“A parceria com instituições renomadas como o Banco da Família torna possível as intervenções em saneamento, dentro de uma concepção promocional, com participação da comunidade, assim como de outros atores sociais e setores relacionados com os determinantes da saúde. Significa o fortalecimento das ações que buscam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar destas famílias mais vulneráveis, implicando diretamente na promoção a saúde e prevenção de agravos, tornando as pessoas agentes ativos de transformação social, trazendo mais dignidade, possibilitando melhorias eficazes e duradouras que trazem mudanças para a sociedade como um todo”, afirma Tatiane Matos, gerente das Unidades de Saúde da Prefeitura de Lages.

Os bairros visitados serão Caroba e Santa Mônica (dia 27, às 19h), Gralha Azul (28, às 19h30), Santa Clara (29, às 19h30) e Tributo (dia 30, às 19h30). Os moradores irão participar de uma palestra de sensibilização com o professor de educação ambiental e consultor Evanildo Fernando Santos de Almeida, que atua há mais de 20 anos na área.

“Será um encontro informal, com interação com o público, e nele vou abordar o que é saneamento e o que representa para o presente e também para as futuras gerações, em relação à saúde, qualidade de vida e do meio ambiente”, antecipa Almeida. A intenção é reunir, ao todo, cerca de 200 moradores.

O mesmo conteúdo e dinâmica serão utilizados pelo consultor no encontro com os agentes comunitários de saúde, desta vez na Uniplac. Nos dois dias, a intenção é realizar também eventos de valorização do profissional, por isso haverá apresentação da influenciadora Creide Day Lima, coffee break e brindes, em uma grande confraternização.

Sobre o Banco da Família

O Banco da Família, instituição catarinense que completou 20 anos em outubro, é considerada a maior operação de microfinanças do Sul do Brasil, com 18,5 mil clientes ativos e 147 funcionários. Desde a fundação, concedeu mais de R$ 720 milhões em crédito em cerca de 275 mil operações. São recursos destinados a pessoas que desejam empreender, construir a casa própria ou financiar despesas extraordinárias não previstas. Entre as linhas de crédito está o BF Saneamento com apoio da ONG internacional Water.Org, para a implantação de melhorias sanitárias, e o BF Saneamento Tigre, com condições especiais para famílias de baixa renda por meio de uma parceria com a Tigre Tubos e Conexões. O Banco da Família é classificado como uma das melhores operadoras de microfinanças da América Latina e maior geradora de impacto social no Brasil, de acordo com a MicroRate, agência especializada em avaliação de organizações financeiras.

SERVIÇOS

O quê: Palestras de sensibilização sobre saneamento básico com os moradores dos bairros Caroba/Santa Mônica, Gralha Azul, Santa Clara e Tributo

Quando: de 27 a 30 de novembro, das 19h (Caroba e Santa Mônica) e 19h30 (outros bairros).

O quê: Palestras de sensibilização sobre saneamento básico para agentes comunitários de saúde (ACSs)

Quando: dias 29 e 30, a partir das 13h30

Onde: Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Av. Mal. Castelo Branco, 170, bairro Universitário, Lages.

Informações para imprensa

All Press Comunicação Integrada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here