Início Natureza Primeira turma de guardas mirins do Parque Natural prestes a se formar

Primeira turma de guardas mirins do Parque Natural prestes a se formar

47
0
COMPARTILHAR

Lages – SC  -O Projeto Guarda Mirim, idealizado há cinco anos, é inédito em Lages e região, pois todas as aulas, iniciadas em junho deste ano, foram ministradas dentro da própria Unidade de Conservação

Os futuros guardas ambientais mirins do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) estão empolgados para a sua formatura, dia 11 de dezembro, terça-feira, às 19h30min, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), uma realização da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com parceria do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), e patrocínio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Púlpito Energia Eólica S.A. e Energimp. As crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 15 anos, serão comunicadas das atividades do Parque (que tem sede administrativa no bairro São Paulo), e na medida do possível e da disponibilidade de cada, irão auxiliar nos trabalhos, nas trilhas ecológicas e nas ações do Mês do Meio Ambiente (5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente) e Dia da Árvore (21 de setembro).

A proposta central deste projeto de educação ambiental é sensibilizar a juventude a absorver os conceitos de respeito e preservação dos recursos naturais, fauna e flora, propiciando uma melhor qualidade de vida ao município e, em consequência, ao planeta, mostrando que atitudes simples e cotidianas refletem positivamente se repetidas e multiplicadas em casa e no trabalho, nas famílias, comunidade, escola, entre outros grupos sociais. No Parque Natural, os pequeninos cidadãos terão o compromisso de contribuir com os guias e de mais profissionais no desempenho das funções e divulgar aos visitantes as “maravilhas” da natureza da Serra. Contudo, eles já se familiarizaram neste período, e receberam uniformes, formados por coturno, calça, camiseta, blusa de moletom e boné, bem como cartilhas. As aulas foram ministradas pela gerente de Educação Ambiental, Michelle Pelozato, e pela secretária executiva do Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), Maria Isabel dos Santos.

Por se tratar de um projeto piloto foram escolhidas as escolas situadas no entorno do Parque – Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Frei Bernardino, Professor Eduardo Pedro Amaral e Professor Pedro Cândido. A proposta foi apresentada para as turmas de 4º, 5º e 6º anos do período matutino. Á época pré-aulas, os estudantes interessados preencheram uma ficha de inscrição e gravaram um vídeo de 30 segundos dizendo o motivo de ser um guarda mirim. O projeto recebeu 60 inscrições, os não selecionados permanecem em lista de espera para uma nova edição.

O Projeto Guarda Mirim, idealizado há cinco anos, é inédito em Lages e região, pois todas as aulas, iniciadas em junho deste ano, foram ministradas dentro da própria Unidade de Conservação, com um encontro semanal vespertino. Duas saídas a campo foram feitas, em Concórdia e Atalanta, com conhecimentos aprofundados bem de perto, vivenciando uma experiência ímpar e em comparação a Lages.

O Guarda Mirim é um projeto financiado pela empresa Púlpito, através de compensação ambiental, após já ter sido aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), antiga Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente (Fatma). São R$ 195 mil a serem integralmente investidos em diversas melhorias no Parque Natural, além da aplicação neste Projeto – aquisição de uniformes, transporte, viagens técnicas, materiais didáticos e cartilhas para o Guarda Mirim, bem como incrementos na Educação Ambiental, e equipamentos para a sede administrativa, colocação de bancos e lixeiras, revitalização do lago e bosque, parque infantil, estacionamento e portal de acesso na Unidade de Conservação. Em paralelo, diversas ações são desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente, como trilhas no Parque Natural, Projeto Mata Atlântica: Conhecer para Conservar, Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo, Lixo Orgânico Zero, Proteção e Sensibilização Animal, Mês e Dia Mundial da Água (22 de março) e programação do Mês e Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Foto convite: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente  

Fotos turma em aulas: Instituto José Paschoal Baggio (IJPB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here