Início Natureza Comportamento dos felinos na rotina hospitalar

Comportamento dos felinos na rotina hospitalar

1408
0
COMPARTILHAR

Lages – SC – O tratamento dos gatos, em clínicas veterinárias é sempre cercado de cuidados, diferente do cachorro. Os felinos têm um comportamento mais agressivo, aparenta estar bravo ou com medo. Em ambos os casos é preciso ter precaução. Afinal, o bichano está fora do ambiente familiar, e por ter olfato sensível estranha e fica arredio. De acordo com a médica veterinária Brenda Gomes, da Clínica Beija-flor, é preciso conhecer bem as posições que ele adota ao chegar na clínica para tratamento, especialmente se precisar ficar internado. Nesse caso, observar o que melhor acalma o bichano, se é com carícia, manter no colo, ou oferecer uma espécie de toca para se refugiar, ajuda. Além disso, precisa ter uma caixa grande de areia, comida e água corrente, de preferência.

A partir do entendimento comportamental do gato no ambiente clínico, o trabalho de enfermagem transcorre naturalmente. Ele pode ser cuidado em qualquer circunstância, e, além da alimentação e medicação, é preciso dar atenção, carinho e muito amor. “Tudo faz parte do tratamento e ajuda a melhorar”, afirma a veterinária Brenda. Porém, há casos de maior complexidade em que os animais precisam de um tratamento específico, como fisioterapia, por exemplo. Nesse caso, talvez seja necessário mantê-lo em ambiente isolado, em silêncio, apenas com algo que o distraia, como algum tipo de brinquedos por perto.

A preocupação com o atendimento dos felinos não é por acaso. Dados apontam que o Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do planeta:  101,1 milhões. Só perde para os Estados Unidos, que contabiliza 146 milhões de mascotes – 80 milhões de gatos e 66 milhões de cachorros. Somente na população de bichanos no Brasil até o final de 2018 será de 21,4 milhões. Tantos animais assim, está merecendo atenção especial do campo veterinário. E, o mundo pet que tiver melhor estrutura, estará pronto para atendê-los.

Mais informações: (49) 3222 6255 Clínica Beija Flor

Assessoria de Imprensa

(49) 99148 4045

[email protected]