Início Natureza Projeto socioambiental retira cerca de 147 toneladas de lixo reciclável do meio...

Projeto socioambiental retira cerca de 147 toneladas de lixo reciclável do meio ambiente

1003
0
COMPARTILHAR

Lages – SC – Uma iniciativa da multinacional Vossko do Brasil, desenvolvida em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) e Secretaria Municipal de Educação de Lages, possibilitou a coleta e destinação correta de cerca de 147 toneladas de lixo reciclável.

O projeto Agentes de Sensibilização e Educação Ambiental para Auxiliar na Melhoria da Gestão de Resíduos Urbanos de Lages mobilizou nove escolas e cerca de mil alunos. A Escola Municipal de Educação Básica São Vicente foi que mais juntou material. Reuniu 23 mil quilos e comemora a vitória.

A ação foi desenvolvida no segundo semestre de 2018. O prêmio para a instituição de ensino que fica no bairro São Sebastião foi a doação de 100 quilos de produtos da empresa para serem utilizados na merenda escolar.  A Vossko também ofereceu um lanche especial para os 100 alunos do pré-escolar ao quinto ano.

Para incentivar os alunos foi feita uma gincana interna na escola. Como prêmio, um passeio para a turma que mais arrecadou. A diretora Simone Neto conta que, além disso, o tema educação ambiental foi trabalhado dentro da sala de aula. “Nós ensinamos sobre a importância de preservar o meio ambiente. Com isso, contribuímos para que nossas crianças se tornem cidadãos mais conscientes. Eles multiplicaram o conhecimento em casa e com os vizinhos, formando uma grande rede de cuidado com o ambiente em que vivemos”.

E essa era a intensão do projeto. Fomentar a conscientização dos moradores de Lages quanto à importância da separação de resíduos e redução do lixo que vai para o aterro sanitário. “A ideia é contribuir para a preservação do meio ambiente dando o destino correto ao lixo. Além disso, incentivar a economia local com o envio do material para a cooperativa de reciclagem”, destaca o gerente de Meio Ambiente da Vossko do Brasil, Alessandro Lazzari.

Texto e fotos: Catarinas