Início Eco SC Crianças comemoram Dia Nacional da Mata Atlântica com atividades no Parque Natural

Crianças comemoram Dia Nacional da Mata Atlântica com atividades no Parque Natural

213
0
COMPARTILHAR

Os alunos participaram de trilhas ecológicas, conheceram algumas espécies da flora regional, como araucária, bracatinga e xaxim, e assistiram ao espetáculo de teatro “Pinheirinho Bacana”

Neste 27 de maio é lembrado o Dia Nacional da Mata Atlântica. E para comemorar esta data, nesta segunda-feira a prefeitura ofereceu uma programação atípica para 57 crianças da rede municipal de ensino, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Estudantes de turmas do 2º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Hermínio Pinheiro Júnior, localizada no bairro Triângulo, e Frei Bernardino, no bairro Frei Rogério, visitaram o Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) nesta segunda.

A araucária é uma das espécies de maior importância econômica e social da Mata Atlântica. A espécie é considerada ameaçada de extinção pela lista oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os alunos participaram de trilhas ecológicas, conheceram algumas espécies da flora regional, como araucária, bracatinga e xaxim, e assistiram ao espetáculo de teatro “Pinheirinho Bacana”, montado pelo grupo Associação Arte e Cultura Circula-Dô – Teatro Circula-Dô, apresentado no Mês do Meio Ambiente (Junho), em 2017. “As crianças puderam acompanhar a história do pinheirinho, todo o processo da planta, desde o plantio, com a ajuda da gralha azul, seu crescimento, a brincadeira e a interação com animais da floresta”, detalha a bióloga Michelle Pelozato.

Mata Atlântica pede socorro

Restam apenas 8% da área original da Mata Atlântica devido ao desmatamento desenfreado. O território da Mata Atlântica estava originalmente em 17 Estados brasileiros e em quase 3.400 municípios. Portanto, aproximadamente 70% da população brasileira moram onde um dia existiu a Mata Atlântica.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here