Início Eco SC Dia da Família no Parque Ecológico encerra celebrações do Mês do Meio...

Dia da Família no Parque Ecológico encerra celebrações do Mês do Meio Ambiente

1151
0
COMPARTILHAR

No Mês do Meio Ambiente, ao longo de junho foram promovidas oficinas, seminários, trilhas ecológicas, palestras, visitas técnicas, feiras, cinema e Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo

Junho foi o Mês do Meio Ambiente, e no sábado (29 de junho) foram realizadas atividades do Dia da Família no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul). À tarde houve oficinas de educação ambiental, de compostagem e de brinquedos recicláveis desenvolvidos pelo grupo de escoteiros Guardiões do Parque, e a oficina do Projeto Mãe Terra, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Além das crianças e adolescentes escoteiros, foram recebidos alunos do Projeto Guarda Mirim do Parque e pessoas da comunidade.

As crianças foram divididas em grupos e participaram de todas as oficinas, receberam mudas de suculenta para levar para casa (planta na qual a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades bem maiores que nas plantas normais para sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis), aprenderam a fazer a compostagem a partir dos resíduos orgânicos gerados em suas residências, conheceram brinquedos confeccionados com materiais reaproveitáveis, como latas de tinta e garrafas pet, e na oficina Mãe Terra foi possível se integrar em dinâmicas de sensibilização e cuidado com o meio ambiente. O período vespertino foi selado com o público percorrendo a trilha até a cachoeira e a trilha das Bracatingas, uma das maiores disponíveis no Parque, conhecendo-se melhor espécies da fauna e flora serranas. “Foi uma tarde agradável com tempo bom. A ideia é promovermos mais sábados com passeios a partir de setembro, em condições meteorológicas a contento, colocando em prática uma programação mais estendida com os nossos parceiros, que devem aumentar a cada edição. E que as pessoas aproveitem mais este espaço, fazer trilhas e piquenique nos finais de semana”, adianta a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, a bióloga Michelle Pelozato.

A convergência de esforços é indispensável para esta conscientização, pois a natureza “grita” por socorro e quanto mais pessoas se incorporarem à causa, melhor . O grupo de escoteiros tem auxiliado o Parque Natural diretamente, os integrantes montam lixeiras sustentáveis feitas com pallets de madeira e no sábado foi instalada uma unidade próxima à sede administrativa do Parque, no bairro São Paulo. Quatro exemplares já foram implantados em trilhas e pontos de descanso.

No Mês do Meio Ambiente, ao longo de junho foram promovidas oficinas, seminários, trilhas ecológicas, palestras, visitas técnicas, feiras, cinema e Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo, ou seja, mais de 20 atividades. O roteiro foi organizado pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria da Educação e mais 18 entidades públicas e empresas.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação