Início Educação Ambiental Alunos do Projeto Guarda Mirim do Parque Natural recebem seus uniformes

Alunos do Projeto Guarda Mirim do Parque Natural recebem seus uniformes

1046
0
COMPARTILHAR

Garotos e garotas receberam camiseta, calça e blusa de moletom

Depois do recesso escolar, os 22 alunos do Projeto Guarda Mirim, do Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), voltaram as suas atividades normais e, na manhã desta terça-feira (6 de agosto), os garotos e garotas receberam seus uniformes, compostos por camiseta, calça e blusa de moletom. Este ano as peças foram doadas pela Vossko do Brasil, e estes artigos de vestuário foram confeccionados por empresa contratada pela própria multinacional. A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente está em tratativa de conseguir um patrocínio para a aquisição de coturnos e no início de setembro os futuros guardas mirins deverão receber os calçados. O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, esteve presente na entrega, bem como a gerente de Educação Ambiental, a bióloga Michelle Pelozato, na sede administrativa do Parque, situada no bairro São Paulo.

Trilha da Cachoeira mais segura

Além da distribuição dos kits, foi percorrida a Trilha da Cachoeira (Trilha 1 do Parque) com as crianças, oportunidade de mostrar a reforma feita no acesso durante as férias escolares de julho, com recursos financeiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) aplicados na mão de obra e a partir da doação de madeiras apreendidas pela Polícia Militar Ambiental.

Foram implantados guarda-corpos nos dois lados da ponte e um deck suspenso para facilitar a travessia devido à exposição de rochas e raízes de árvores. O Comdema destinou cerca de R$ 2,5 mil. “Está tudo pronto e liberado para visitação. Agora a passagem pelo local está mais segura. Esta foi a primeira visita ao local depois da reforma”, detalha a gerente Michelle Pelozato.

Última etapa de revitalizações com recursos do IMA

Em breve serão executadas adequações no Parque, finalidade a ser alcançada com a revitalização do entorno da sede administrativa, instalação de bancos e lixeiras; melhoria nos acessos às trilhas; limpeza do lago; construção de um portal da entrada do Parnamul, e paisagismo, com investimentos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), através de uma compensação ambiental. O projeto já está em fase de elaboração e provavelmente será aberto processo licitatório para contratação da empresa que prestará serviços nesta última etapa das obras de revitalização com verba do IMA e, por completo, serão aplicados R$ 195 mil.

O projeto do IMA começou em 2018 e já foram desenvolvidas as etapas da primeira edição do Projeto Guarda Mirim no ano passado, com custeio de uniforme e transporte; marketing digital, com quase dois anos de contrato com a criadora do site do Parque Natural, incluindo divulgação, impulsionamento nas redes sociais e artes, elevando a visibilidade do Parnamul à comunidade pelas mídias, e aquisição de mobiliário (mesas, cadeiras e armários) e equipamentos eletrônicos (notebook, impressora e DataShow).

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente