Início Ecoagro Produtores comemoram a valorização da carne de truta na Serra Catarinense

Produtores comemoram a valorização da carne de truta na Serra Catarinense

1937
0
COMPARTILHAR
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Lages – A realização do Festival Nacional da Truta (Fenatruta) em Urubici e Bom Retiro está sendo bastante comemorada pelos produtores do peixe na Região Serrana. O evento oportuniza a valorização da qualidade do produto, que tem tido na sua produção o registro de crescimento nos últimos anos. O processamento industrializado através da instalação da Belo Peixes, em Lages, favorece a abertura de novos criatórios na região e abre a oportunidade de nova renda nas propriedades rurais. Atualmente, a produção tem alcançado mercado em todo o Estado de Santa Catarina e fora dele, e também se encaminha para a exportação. Por outro lado, eventos dessa natureza também estimulam o consumo da carne de truta.

A partir do crescimento, segundo dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta), em Santa Catarina a produção anual supera as 700 toneladas, consolidando-se como o segundo maior produtor brasileiro, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe criado no país, totalizando mais de duas mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção do peixe cresceu 30% nos últimos anos. A truta é um peixe de água doce bem adaptado a regiões montanhosas que alcançou status de produto nobre em diversos estados brasileiros.

A truta e os benefícios à saúde

As pessoas que consomem carne do peixe com regularidade sabem dos benefícios de um alimento que, além de fácil digestão, acrescenta inúmeros outros componentes, que ajudam na memória, mais concentração, previne doenças cardiovasculares, além de aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo. Isso tudo ocorre porque o peixe é rico em ômega 3. O que muitos ainda não sabem, é que o consumo da carne de truta ajuda na formação da pele, cabelos, unhas, pois é riquíssimo em proteínas aproveitadas quase integralmente pelo organismo.

Assessoria de Imprensa

E-mail: [email protected]

Fone: (49) 99148 4045

3 anexos