Início Eco SC Lages promoverá a Semana do Lixo Zero

Lages promoverá a Semana do Lixo Zero

45
0
COMPARTILHAR

O principal foco é o de conscientização da problemática do lixo, que na atualidade vem a ser um dos principais problemas do mundo inteiro

A Prefeitura de Lages une-se ao Instituto Lixo Zero Brasil, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e lançará a Semana Lixo Zero de Lages de 18 a 27 de outubro. O programa consiste em mobilizar pessoas autônomas, empresas privadas, órgãos públicos, organizações do terceiro setor, escolas e supermercados.

O principal foco é o de conscientização da problemática do lixo, que na atualidade vem a ser um dos principais problemas do mundo inteiro, sendo que a sua gestão vem representando um custo significativo no orçamento de cada município e ao meio ambiente, pois grande parte dos resíduos acabam parando nos aterros sanitários ou lixões, tendo pouca destinação para o reuso, reaproveitamento ou reciclagem. Desta forma, abordar o tema Lixo Zero, e desenvolver ações para mudar o atual panorama, se torna uma necessidade. “A Prefeitura faz a sua parte em ser parceira e contribuir com o programa Lixo Zero. Uma iniciativa onde todos são responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente. Com isso, informamos e principalmente trabalhamos com as crianças por um mundo melhor para todos”, comenta o prefeito Antonio Ceron.

Conforme o conceito estabelecido pela ZWIA (Zero WasteInernacional Alliance), que nada mais é do que o máximo de aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, bem com estimular o reuso dos mesmos.

O programa Lixo Zero, consiste em trabalhar em cima de uma meta ética, onde o principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre o descarte correto dos lixos, para que se possa dar encaminhamento aos mesmos para serem recuperados e reusados após o seu consumo.

Desta forma a semana Lixo Zero irá proporcionar aos participantes, praticas de educação ambiental e gestão de resíduos a partir do envolvimento, intercâmbio de conhecimentos e experiências tornando assim este, um evento solidário, responsabilizando seus participantes a orientar seus familiares, vizinhos e colegas, a darem um encaminhamento responsável ao lixo que produzem.

Algumas atividades como o “Dia D’, que será escolhido conforme cada instituição participante, coleta de óleo, de recicláveis, de eletroeletrônicos, limpezas de pátio, de praças, início de compostagem, Blitz Educativas, coleta de remédios vencidos, dentre outras  serão desenvolvidas durante a Semana Lixo Zero. “Abrace  a causa ‘Um por todos e todos por Zero’. Tema da Semana Lixo Zero 2019 e colabore com a conscientização do encaminhamento correto das lixos recicláveis”, explica a diretora do Meio Ambiente, Silvia de Oliveira.

Informações: Silvia Oliveira

Texto: Márcio Proença

Foto: Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here