Início Eco SC Semana Lixo Zero Chapecó abre neste domingo

Semana Lixo Zero Chapecó abre neste domingo

1961
0
COMPARTILHAR

Avenida Getúlio Vargas será fechada neste domingo (20-10), das 14hs às 18hs, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Quintino Bocaiúva.

 Chapecó – A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização, composta por diversas atividades como exposições, rodas de conversas, oficinas de compostagem, mutirões de limpeza, palestras, feiras e bazares. O evento acontece em todo o Brasil no mês de outubro. Por meio da Lei Nº 7.241, o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon instituiu a Semana Municipal do Lixo Zero. Neste ano, ela acontece de 20 a 27 de outubro em diversos espaços públicos, comunitários e privados. A abertura está marcada para este domingo (20-10), na Avenida Getúlio Vargas.

 

Das 14hs às 18hs, a Getúlio será fechada e irá concentrar ações de entidades, empresas, escolas, secretarias municipais, grupos de amigos, condomínios e instituições. A população toda está convidada a ir para Avenida com a família e os amigos, e conhecer as ações Lixo Zero em andamento em Chapecó. As seguintes atrações estão confirmadas para este domingo:

 

– Exposição de ações sustentáveis;

– Bazar Solidário (Central de doações e entrega de roupas e alimentos);

– Artesanato Chapecoense;

– Manifestações artísticas e culturais;

– Pontos de entrega voluntária de todos os tipos de resíduos;

– Rua livre para atividades de lazer.

 

Segundo o Prefeito, Luciano Buligon, as pessoas são os principais protagonistas deste momento. “O Lixo Zero vem provocando uma verdadeira revolução ética em Chapecó, com mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes. Sabemos que temos desafios, mas estamos muito felizes com o engajamento da sociedade. Neste domingo, a comunidade precisa se sentir parte e conhecer as ações sustentáveis que transformam vidas e mudam histórias em Chapecó”, acrescentou.

A Semana é mais uma ação de mobilização, compartilhamento de informações e provocação da sociedade, para que o cidadão, de forma consciente e unindo esforços, aplique os princípios Lixo Zero, e faça de Chapecó uma cidade cada vez mais bonita e sustentável. A Semana segue com atividades até o próximo dia 27 de outubro, domingo.

 

Em anexo, você pode acessar a relação de ações já confirmadas. E ainda dá tempo para propor uma atividade. Qualquer cidadão, grupo ou empresa poderá promover uma ação, desde que se enquadre nos princípios do Programa Lixo Zero.  A iniciativa pode ser cadastrada até o próximo dia 24-10, no seguinte link:

 

Preencha o formulário:
https://forms.gle/Zvd1Aw2K5NTBBuwR6

Acompanhe, em anexo, as instituições e empresas que já estão engajadas e que cadastraram suas iniciativas até a manhã desta sexta-feira (18-10).

Semana Lixo Zero

 

A Semana é um instrumento de política pública socioambiental que tem como objetivos:

I – proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no Município, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, iniciativa privada e população em geral;
II – fomentar a economia solidária e a inclusão social;

III – propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos;
IV – promover ações educativas e de conscientização sobre a temática;
V – incentivar o consumo consciente;
VI – realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do Município;
VII – disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.

 

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta:

  • Ética: de responsabilidade das pessoas;
  • Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;
  • Eficiente: separação correta;
  • Visionária: visão sobre o futuro.

 

Programa Lixo Zero Chapecó

 

Com o lançamento do Programa Lixo Zero, em 12 de fevereiro de 2019, Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, alcançando o desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário; além de induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. A meta da Prefeitura de Chapecó é ainda mais ousada: ser Lixo Zero até 2020.

De lá pra cá, um cronograma intenso de ações foi elaborado e vem sendo executado e avaliado, com o acompanhamento do Instituto Lixo Zero Brasil e do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS). “A responsabilidade desse trabalho é de todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó, as pessoas estão participando, e nós estamos mostrando os caminhos”, explicou o Prefeito, Luciano Buligon.

Abaixo acesso à legislação Municipal que instituiu a Semana Lixo Zero em Chapecó.

http://leismunicipa.is/sbxlf

 

 

Mais informações:

Secretaria de Comunicação Social – 3321-8433