Início Natureza Encontro Lixo Zero São Paulo 2020 – Lixo, sintoma de quê?

Encontro Lixo Zero São Paulo 2020 – Lixo, sintoma de quê?

915
0
COMPARTILHAR

Evento virtual reúne especialistas para discutir desafios da gestão de resíduos na cidade durante e depois da pandemia

O isolamento social devido à pandemia por Covid-19 está impactado a gestão do lixo na cidade de São Paulo: no mês de abril, houve queda de 49% no volume de resíduos recolhidos nas ruas, enquanto a coleta seletiva aumentou 23%, segundo levantamento da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) divulgado pela prefeitura. Para discutir os desafios e apresentar soluções diante desse novo cenário, o Encontro Lixo Zero São Paulo acontecerá de forma virtual entre os dias 25 e 29 de maio de 2020. Agentes públicos, ativistas e empreendedores sociais estarão reunidos para propor caminhos inovadores em torno do tema: “Lixo, sintoma do quê?”.

“Escolhemos essa provocação, sobre os ‘sintomas’ do lixo, porque saúde, gestão de resíduos e saneamento são questões totalmente interligadas. A urgência de soluções sobre a gestão do lixo ficou ainda mais evidente durante a pandemia”, explica Flávia Cunha, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e sócia da Casa Causa, organizações que promovem o evento. Com cinco painéis e nove rodas de conversa ao todo, a programação traz um olhar abrangente sobre gestão de resíduos, economia circular e as melhorias necessárias na cidade de São Paulo.

No evento, são propostos diálogos sobre assuntos como: reciclagem, embalagens sustentáveis, consumo consciente, legislação ambiental, planejamento urbano, novas tecnologias de reaproveitamento e reciclagem, o resíduo como moeda de troca nas periferias e impactos do lixo no litoral. Entre os desafios mais recentes, por exemplo, estará a discussão sobre a fragilidade enfrentada pelos catadores e cooperativas de reciclagem, durante a pandemia (o evento apoia iniciativas do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis e do Pimp My Carroça para garantir a renda mínima dos catadores). Também sobre os catadores, será discutida a iniciativa sustentável do Carnaval de 2020, que uniu de forma inovadora blocos, catadores e a Ambev.

O evento conta com a presença de representantes de destaque nos setores público, empresarial e socioambiental, como: Guilherme Brammer (Boomera), Patricia Faga Iglesias (Cetesb), José Manuel Moller (Algramo, Chile), Barão di Sarno (Questtonó), Leandro Toledano (Homebiogás), Mundano (Pimp My Carroça), Victor Hugo Argentino (Morada da Floresta), Fred Gelli (Hub Incríveis), Fabricio Soler (Felsberg Advogados), Marcelo Dimenstein (Catraca Livre), Luis Octavio de Faria e Silva (Escola da Cidade), Claudia Leite (Nespresso), Lele Veloso (Index) e Lea Gejer (Ideia Circular), entre outros.

O painel de abertura contará com a presença dos vereadores Soninha Francine, Gilberto Natalini e Eliseu Gabriel e mediação da Jornalista Adriana Couto, da TV Cultura.

O ELZ é promovido todos os anos em diversas cidades do país pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o objetivo de disseminar as melhores práticas sobre lixo zero e economia circular. Em 2019, o ELZ aconteceu de forma presencial em 30 cidades; este ano já são 100 cidades mobilizadas para promover os encontros digitais. Em São Paulo, onde cerca de 1000 participantes se reuniram para um dia de discussões em 2019, a expectativa é que o público ultrapasse essa participação. “Neste momento, as pessoas estão focadas em saúde e higiene, portanto, mais dispostas a debater sobre a melhor gestão do lixo nas cidades. É uma grande oportunidade para encararmos de frente as causas por trás do sintoma do lixo”, comenta Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.

O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e Casa Causa, com apoio da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável e patrocínio da Nespresso, YVY, Simple Organic e Poiato Recicla.

A programação está disponível na página http://www.casacausa.com.br/encontro-lixo-zero-3, onde estão os links para as inscrições gratuitas.Os inscritos receberão um link de acesso para participar das atividades via Zoom.

A cada dia, painés de 1,5 horas serão seguidos de rodas de conversa ocorrerão em salas menores abertas na plataforma, com duração de 1 hora, onde será possível a maior interação entre os participantes sobre assuntos específicos.

 

Programação Virtual São Paulo

25/05 – 17:00 às 18:15 h

Abertura – Um mundo sem lixo é possível! com Flávia Cunha (Casa Causa e Instituto Lixo Zero)

Representantes do poder público apontam os caminhos e desafios do lixo zero na nossa cidade.

com Gilberto Natalini (vereador pelo Partido Verde), Soninha Francine (vereadora pelo Cidadania) e Eliseu Gabriel (PSB)

moderadora: Adriana Couto (TV Cultura)

 

26/05 – 17:00 às 18:15 h

Painel 1 – Lixo, sintoma de quê?
As verdadeiras causas por trás do lixo, os avanços e desafios da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa e as fragilidades do ecossistema de reciclagem da nossa cidade evidenciadas pela pandemia do COVID-19.

com José Valverde Machado Filho (coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – CIRS), Sandra Kishi (procuradora regional da República) e Valéria Michel (presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem – Cempre)

moderação: Fabricio Soler (Felsberg Advogados)

 

18:15 às 19:15 h

Roda de conversa 1 – Cooperativas de reciclagem: parou ou não parou?
O papel das cooperativas e dos catadores autônomos no sistema de reciclagem. Desafios no desenvolvimento das cooperativas e fragilidades evidenciadas durante a pandemia.

com Carioca (Coopercaps), Cleiton Emboava (Cooperativa Nova Glicério),  Tereza Montenegro (Coopervivabem) e representante da Amlurb

moderação: Luciana Annunziata (Casa Causa)

 

Roda de conversa 2 –  Como acelerar a implementação das melhores soluções para o resíduo: o caso da logística reversa
Quais leis estão valendo? Quais os próximos acordos setoriais? Como a sociedade pode influenciar para acelerar essas medidas?

com Ademir Brescansin (gerente executivo da Green Eletron), José Francisco Roxo (idealizador do programa Descarte Consciente) e Patrícia Faga Iglesias (presidente da Cetesb)

moderação: Tasso Cipriano (Felsberg Advogados)

 

27/05 – 17:00 às 18:15 h

Painel 2 – Novas tecnologias em busca de cidades lixo zero

Empreendedores atuantes em São Paulo discutem os caminhos mais inovadores rumo ao lixo zero.

com Beatriz Costa e Vanêssa Rocha (integrantes do Coletivo Pinheiros), Claudia Leite (diretora de marketing da Nespresso), Guilherme Arruda (CEO da VG Resíduos), Raphael Guiguer (diretor de operações da Plataforma Verde) e Vinicius Alves Abrahão (fundador da Xprajá)

Moderador: Salvador Iglesias Ramalho (SaveAdd)

 

18:15 às 19:15 h

Roda de conversa 1 – Nada se cria, tudo se transforma: as novas tecnologias de reciclagem e reaproveitamento

De bitucas de cigarro, a vidros usados e descartes da indústria têxtil: o que já pode ser reciclado de fato?

com Roberta Pinheiro (Boas Atitudes & Sustentabilidade e App Descarte Rápido), Marcio Mattana (Dinâmica Ambiental), Marcos Poiato (Poiato Recicla)

e Aline Galvão (ReUrbi)

moderador: Guilherme Brammer (Boomera)

 

Roda de conversa 2 – Uma vida sustentável na cidade é possível?

Movimentos, tecnologias e normativas que poderão mudar a vida de nossa cidade.

Roda de conversa 2 – Uma vida sustentável na cidade é possível?

Movimentos, tecnologias e normativas que poderão mudar a vida de nossa cidade.

com os arquitetos Anna Júlia Dietzsch e Marko Brajovic e representante do corpo técnico da Câmara de Vereadores do Município de São Paulo, Marcos Galhego.

moderação:  Luis Octavio de Faria e Silva (Escola da Cidade, Plataforma Habita Cidade)

 

Roda de conversa 3 – O futuro do resíduo orgânico: voltar para a natureza

As tecnologias e soluções para pequeno, médio e grande porte no encaminhamento de orgânicos.

Leandro Toledano (CEO da HomeBiogas), Mirna Suzin (AgroDKV) e Victor Hugo Argentino (coordenador da Morada da Floresta)

moderação: Eduardo Prates (Ecocircuito)

 

28/05 – 17:00 às 18:15 h

Painel 3 – Por uma vida sem lixo: o papel das pessoas e das marcas

Diante de um consumidor cada vez mais sensível às questões ambientais, como as marcas estão se mobilizando e repensando seu papel?

com  André Carvalhal  (@carvalhando ) e Marcos Dimenstein (Catraca Livre) Thiago Solano (Agência Solano Trindade)

moderação: Leticia  Veloso (Index conectada)

 

18:15 às 19:15 h

Roda de conversa 1 – Consumo consciente: Panorama Brasil o que cada um de nós precisa mudar

com Beatriz Martins Carneiro ( Ecolabelling & Consumer Information, UN Environment Programme), Livia Humaire (geógrafa, ativista e fundadora do primeiro espaço desperdício zero do Brasil, Mapeei), Larissa Kuroki (Instituto Akatu)

moderação: Daniela Delfini (multiplicadora do movimento de empresas B e criadora de conteúdo no @sustentaoquê)

 

Roda de conversa 2 – A responsabilidade das marcas e o caso do Carnaval 2020

com Mundano (fundador do Pimp My Carroça e Cataki), Richard Lee (Head de sustentabilidade da Ambev), Roberto Rocha (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – Ancat)

moderação: Flávia Cunha (Casa Causa)

 

Roda de conversa 3 – Mudança nas periferias: o resíduo como moeda

com Cristiano Cardoso (presidente da Recifavela), Patrícia Figueiredo (SO+MA), Saulo Ricci (CEO da Coletando)

moderador: Mariana Bombonato Moraes (Verdes Marias)

 

Roda de conversa 4 – Conexão Litoral SP: a responsabilidade do paulistano e o que está acontecendo na região

com Fernanda Frediani (consultora e engenheira ambiental), Tatiana Araújo (empreendedora da Flow Sustentável) e Samuel Costa (artivista Voz das Gotas)

Moderadora: Amanda Porto (Embaixadora e Consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, Embaixadora do ROUTE Brasil)

Roda de conversa 5: Empreendedorismo Lixo Zero: da ideia à prática!

Com Daniel Caratti (Biólogo e Sócio da Caratti Consultoria ) e Johanna Bakhuizen  (Empreendedora da Picotes EcoLife)

Moderadora: Karina Gonçalves (Líder do Movimento Lixo Zero em SJCampos e Bióloga)

 

29/05 – 17:00 às 18:15 h

Painel 4 – Embalagens sustentáveis: da ideia à ação!

Embalagens sustentáveis não são mais uma tendência ou uma expectativa do consumidor. O que há de novo no cenário, as novas opções e as polêmicas em torno da lei do plástico de uso único na cidade de São Paulo.

com Barão di Sarno (sócio-fundador da Questtonó), Fred Gelli (fundador da Tátil e Hub Incríveis), José Manuel Moller (fundador da Algramo, Chile), Lea Gejer (fundadora da Flock e Ideia Circular)

moderação: Luciana Pellegrino (ABRE – Associação Brasileira de Embalagens)

 

18:15 Sarau: Arte Sintoma de Vida!

Artistas e poetas ligados à causa ambiental celebram o momento atual.

com Charles Razl, Fernanda Peviani, Grupo Experimental de Música GEM e grupo Poesia Samba Soul, da Favela da Paz.

MC: Luciana Annunziata (Casa Causa)